segunda-feira, julho 21, 2025
InícioChapecóSemana Paulo de Siqueira celebra a vida e a obra do artista...

Semana Paulo de Siqueira celebra a vida e a obra do artista em Chapecó

Monumento “O Desbravador” e exposição inédita marcam homenagem ao escultor símbolo de Chapecó


De 21 a 28 de julho, Chapecó promove a Semana Paulo de Siqueira, uma homenagem à trajetória e à contribuição artística de um dos maiores nomes das artes visuais do sul do Brasil. A programação é organizada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e dos Museus de Chapecó, e visa preservar e celebrar o legado do artista que criou o icônico monumento “O Desbravador”.

Natural de Soledade (RS), Paulo Batista de Siqueira nasceu em 26 de julho de 1949. Ainda jovem, despertou para as artes em Passo Fundo, onde realizou sua primeira exposição aos 16 anos. Logo depois, mudou-se para Chapecó, cidade onde consolidou sua carreira, com obras espalhadas pelo sul do Brasil e Argentina.

Seu trabalho mais conhecido é a escultura “O Desbravador”, inaugurada em 1981, que se tornou o principal símbolo de Chapecó. Sob o monumento, está localizado o Memorial Paulo de Siqueira, que durante a semana especial abriga a exposição “As diversas linguagens de Paulo de Siqueira”, com obras originais, esboços e materiais inéditos. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

- Continua após o anúncio -

Além da exposição, o canal Hemeroteca Chapecó no YouTube disponibiliza entrevistas históricas com o artista, gravadas em 1995 e 1996, nas quais ele compartilha lembranças, ideias e processos criativos.

Segundo o secretário de Cultura, Fellipe de Quadros, a iniciativa reforça o valor da arte como identidade local: “Celebrar Paulo de Siqueira é valorizar a memória cultural de Chapecó.” Já o coordenador dos Museus, Leonardo Dlugokenski, destaca a importância de revisitar a diversidade da produção do artista: “Sua obra vai da grandiosidade das esculturas à delicadeza dos desenhos. É um convite à reflexão.”

A Semana Paulo de Siqueira reafirma o compromisso de Chapecó com sua história cultural e oferece à população uma oportunidade de conexão com a arte, a memória e a sensibilidade de um artista que ajudou a moldar a identidade visual da cidade.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp