


Foram retomadas nesta semana as obras de finalização da pista de atletismo no Complexo Esportivo do Verdão, em Chapecó. As equipes já estão no local executando os serviços e os materiais necessários para a conclusão da obra foram posicionados na pista. Em razão dos trabalhos, a orientação da Secretaria de Esportes e Juventude é para que a população não utilize o espaço diretamente, visando a segurança de todos, mas que faça suas caminhadas e atividades físicas no entorno da pista, pelo lado de fora do cercado.
Conforme explica o secretário de Esportes e Juventude, Agnaldo Veriato Pereira, as equipes atualmente estão realizando a colocação de brita ao redor da pista para evitar a formação de barro, permitindo que as pessoas continuem caminhando normalmente pelo entorno. A previsão é que os trabalhos durem cerca de 30 dias, quando a pista deve ser novamente liberada ao uso público.
O prefeito em exercício de Chapecó, Valmor Junior Scolari, reforçou a importância da conclusão das obras, lembrando que cerca de R$ 5 milhões foram investidos na pista, que segue agora para sua etapa final de ajustes e retoques depois de ter sido utilizada durante os JASC 2025 – Jogos Abertos de Santa Catarina. A conclusão deve deixar Chapecó com uma das pistas de atletismo mais modernas do país.
Pereira destacou que a estrutura poderá colocar Chapecó em evidência no cenário esportivo nacional, com a perspectiva de sediar competições e seletivas junto à Confederação Brasileira de Atletismo. “Isso nos orgulha muito, Chapecó sempre em destaque recebendo competições e seletivas nacionais”, afirmou.
A pista possui 10 metros de largura, com uma base inicial de 10 centímetros de concreto, seguida pela aplicação de borracha misturada com cola e uma camada de resina antes da pintura final. O material utilizado é borracha SBR, amplamente empregada em pistas de alto rendimento por sua resistência, amortecimento e absorção de impacto. Além disso, o complexo recebeu piso de borracha nas áreas de aquecimento, lançamento de dardo, salto em altura e zona de arremessos.







