terça-feira, novembro 11, 2025
InícioChapecóProjeto sobre o cérebro e as emoções encanta crianças e famílias do...

Projeto sobre o cérebro e as emoções encanta crianças e famílias do CEIM Juliana Sive

Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de Chapecó

No CEIM Professora Juliana Sive Pommerening, a turma de maternal está vivenciando um projeto que envolve o cérebro e o desenvolvimento das emoções. A proposta surgiu a partir da curiosidade das crianças pelos ossos do corpo humano. Sob a mediação da professora Aline Graciele da Silva, as crianças descobriram, por meio de diversas vivências, que os ossos têm a importante função de sustentar o corpo e permitir movimentos como andar, correr e pular.


Durante uma das atividades, os pequenos observaram que na cabeça existe um osso chamado crânio, e dentro dele está o cérebro. A descoberta despertou ainda mais a curiosidade do grupo. A partir daí, surgiram perguntas como: “O que o cérebro faz?”, “O que ele guarda?” e “Por que é tão importante?”. Para explorar essas questões, foram organizadas diferentes propostas, como a observação de imagens de raio-X, desenhos em folhas transparentes e modelagens do cérebro com massinha. Essas experiências ajudaram as crianças a compreender que o cérebro é o órgão responsável por comandar o corpo, os pensamentos e as emoções.


Para enriquecer ainda mais as propostas, a professora Aline apresentou a poesia “Caixinha Mágica”. Após a contação, as crianças foram surpreendidas com caixinhas enviadas em segredo pelas famílias, contendo objetos significativos para cada uma delas. O momento da abertura das caixas foi vivido com encantamento e surpresa pelas crianças!
“A ideia foi mostrar para as crianças que o nosso cérebro guarda as recordações, as emoções, os sentimentos. É uma caixa mágica em que cabe tudo dentro, inclusive os nossos sonhos”, destacou a professora Aline.

- Continua após o anúncio -


Para finalizar o percurso, as crianças convidaram suas famílias para um encontro especial de devolução das caixinhas, agora repletas de lembranças, emoções e sonhos construídos ao longo do projeto. A mãe de Nikola, Kauana Mihalski, compartilhou a emoção de participar desse momento. “Retomar as lembranças dele, de quando era bem pequenininho, foi muito emocionante, ainda mais agora, que estou grávida da irmã dele. As coisas que enviamos eram brinquedos de banho. Ouvir ele dizer que gosta das atividades em família foi muito especial”, contou.
O pai de Mateus, Marcos Voos, também se emocionou com a proposta. “Nós enviamos a naninha que ele usa até hoje para dormir e um urso de pelúcia, que foi presente da madrinha dele. Foi lindo perceber como esses objetos têm significado para ele”, relatou. Marcos ainda destacou a importância do vínculo familiar. “Ouvir nosso filho contando o que mais gosta de fazer em família nos enche o coração de alegria. Às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos de valorizar os momentos simples, como uma ida ao parque para brincar de pega-pega. São essas experiências que fortalecem nossos laços e que, no futuro, farão toda a diferença”, completou.


Para a professora Aline, o envolvimento das famílias foi essencial. “Desde o início, elas participaram enviando as caixinhas em segredo. E agora, poder devolver essa surpresa com os desenhos e os áudios das crianças falando sobre o que gostam de viver com seus familiares foi muito emocionante. Tivemos a presença dos pais, padrinhos e irmãos em um encontro que envolveu afeto e aprendizado”, concluiu.


A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, destacou o valor da parceria entre família e escola no desenvolvimento integral das crianças. “Projetos como este mostram o quanto a parceria família e escola é fundamental para o desenvolvimento emocional e social das nossas crianças. Quando a escola cria espaços de escuta, partilha e afeto, e as famílias se envolvem de forma tão significativa, o aprendizado se torna ainda mais potente. Parabenizamos toda a equipe do CEIM Professora Juliana Sive Pommerening por promover essa conexão tão bonita entre o aprender e o viver em família”, afirmou.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp