terça-feira, novembro 4, 2025
InícioChapecóProjeto da Prefeitura de Chapecó incentiva idosos em treinamentos para competições esportivas

Projeto da Prefeitura de Chapecó incentiva idosos em treinamentos para competições esportivas

Programa Superidade amplia modalidades e prepara atletas da terceira idade para os JASTI


A Prefeitura de Chapecó é referência nacional no atendimento a idosos, com iniciativas como a Cidade do Idoso e o Programa Superidade, que promove atividades em diversos bairros e beneficia cerca de 1,5 mil pessoas. O objetivo é garantir mais qualidade de vida e bem-estar por meio do esporte.

O coordenador do programa, Sílvio Faccin da Rosa, destacou que, em 2025, duas novas modalidades foram incluídas para aprimorar a preparação dos atletas para os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI): o Beach Tennis e o treinamento para corridas e maratonas.

“Atualmente, as duas modalidades somam 40 atletas. Os treinamentos, assim como as aulas, são totalmente gratuitos e acontecem na Arena Prime e no Ecoparque. O grupo de corrida prepara os participantes para o atletismo nos JASTI, e o Beach Tennis também faz parte da competição. Em 2025, ficamos em segundo lugar no geral no atletismo masculino”, contou Sílvio.

- Continua após o anúncio -

Entre os destaques está Sueli Nottar, de 67 anos, costureira e participante do grupo de corrida. Ela iniciou as atividades com os grupos da Prefeitura há três anos e, há quase um ano, passou a integrar a equipe de competição. Em menos de dois meses de treinamento, conquistou o 5º lugar em sua categoria na corrida rústica promovida pela Polícia Militar.

“Meu sonho era correr, e o resultado foi muito bom. Fiquei entre as primeiras colocadas e até apareci no jornal. A corrida traz muitos benefícios, tanto mentais quanto físicos. Melhorei minha coordenação motora, não tomo remédios e não tenho pressão alta ou diabetes. Agora quero baixar meu tempo”,

contou Sueli.

O professor de educação física Thales Martini explicou que alguns dos atletas já participavam de atividades com o professor Álvaro Cesar, da equipe multidisciplinar do Posto de Saúde Norte.

“Nós unimos as ações e, além do foco na saúde, buscamos resultados esportivos. Nosso grupo não é de caminhada, é de corrida, com o objetivo de prepará-los para competições. Nos JASTI, as categorias são divididas entre 60 a 69 anos e acima de 70. Já nas corridas, as faixas etárias são de cinco em cinco anos”,

explicou Thales.

O professor de Beach Tennis, Sanderson Fortes, destacou que a modalidade se tornou uma verdadeira febre nacional — e que também conquistou os idosos chapecoenses.

“A Secretaria de Esportes e Juventude decidiu oferecer aulas gratuitas para esse público, e a adesão tem sido excelente”,

afirmou.

Interessados em participar podem procurar a Secretaria de Esportes e Juventude ou obter informações pelo telefone (49) 3330-8600.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp