O município de Chapecó está adotando medidas preventivas para minimizar os impactos causados por alagamentos em dias de chuva em pontos críticos da cidade. Após a última chuva volumosa, foram realizadas vistorias e ações de limpeza nos locais com histórico de alagamentos e acúmulo recorrente de materiais como galhos, entulhos e resíduos diversos.
Desde novembro de 2024, já foram trabalhadas mais de 132 horas com a equipe que é composta por cinco profissionais e está trabalhando de forma contínua para garantir a manutenção preventiva e reduzir os riscos de alagamentos. “A ação reflete o compromisso da administração municipal com a segurança e o bem-estar da população”, afirmou o Secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Nelson Krombauer.
Ele explica que as intervenções ocorreram em quatro áreas principais:
- Lajeado Santa Maria: Desde a Rua Tupinambá, no bairro Santa Maria, até a Rua Benjamin Constant, próximo à Havan (Centro).
- Lajeado Passo dos Índios: Da Praça da Família até a Rua João Arthur Lara (Bairro São Pedro).
- Sanga Bela Vista: Da Rua Venezuela até a Rua Martinho Lutero (Bairro Líder).
- Sanga dos Pombos: Na travessia sob a Avenida Leopoldo Sander, próximo ao Loteamento Jardins (Bairro Engenho Braun).
- Sanga Efapi: Na travessia sob a Avenida Atílio Fontana, até a Rua Nove de Maio
Ele comenta ainda que os trabalhos de limpeza resultaram na remoção de grande quantidade de materiais:
- No Lajeado Santa Maria, foram retirados 15 m³ de terra e areia, além de 3 m³ de resíduos diversos, como plásticos, madeira e pneus.
- No Lajeado Passo dos Índios, foram removidos cerca de 12 m³ de restos de móveis, galhos, roupas e plásticos.
- Na Sanga Bela Vista, a limpeza concentrou-se na entrada da galeria, com a retirada de galhos e vegetação.
- Na Sanga dos Pombos, foram removidos manualmente aproximadamente 50 m³ de terra, o equivalente a sete caminhões truck.
- Na Sanga Efapi, foram removidos cerca de 20 m³ de restos de móveis, galhos, roupas e plásticos.
Krombauer destaca ainda que além dessas ações pontuais, a prefeitura segue com os serviços contínuos de limpeza de bocas de lobo, tanto manualmente quanto de forma mecanizada, utilizando caminhões de alta potência para sucção e jateamento (hidrojato). “Também está sendo realizado o desassoreamento dos cursos hídricos do município, com o auxílio de escavadeiras hidráulicas, garantindo maior vazão e prevenção contra enchentes”, comentou.
O Prefeito em Exercício, Valmor Scolari reforça que além do trabalho realizado pelas equipes da Administração Municipal, a colaboração dos moradores na manutenção da infraestrutura urbana é essencial. “Pedimos para que cada morador inspecione a boca de lobo em frente ao seu imóvel, desobstruindo para a passagem da água sempre que necessário. Além disso, importante que fiscalizem e denunciem em caso de irregularidades”, destacou.
Em caso de dúvidas ou demandas (49) 3319-3600.