









A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (30) a segunda edição do encontro “Uma conversa sobre saúde mental: estratégias de cuidado”, realizado no Centro de Cultura e Eventos. O evento teve como objetivo fomentar o diálogo, valorizar a rede de atenção em saúde mental do município e fortalecer o cuidado integral à população.
A abertura do encontro foi conduzida pelo secretário de Saúde, João Lenz, que destacou o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos serviços e a importância da integração entre profissionais, usuários e comunidade na construção de políticas públicas eficazes em saúde mental.
A programação incluiu uma roda de conversa com os profissionais Cassintia Rosita Santin Gasparetto, psicóloga e coordenadora do CAPSi de Chapecó, e Kleber Gabriel Palacio Ribeiro, médico do CAPS II. A mediação ficou a cargo da farmacêutica Ana Cristina Acorsi, mestre em Políticas Sociais e especialista em Psicologia Positiva.
Durante o período da manhã, os participantes também puderam visitar uma exposição artística com obras produzidas nas oficinas terapêuticas dos CAPS Infantil, CAPS II Adulto e CAPS Álcool e Drogas III. O público foi convidado a participar de uma dinâmica coletiva com reflexões sobre autocuidado e saúde emocional, respondendo a perguntas como: “O que eu quero para minha saúde mental?” e “O que eu faço hoje pela minha saúde mental?”.
O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento do podcast oficial do encontro: “Setembro Amarelo – Tema: Saúde mental é sobre viver bem, não é só sobre tratar doenças”. O material foi desenvolvido em parceria com o projeto “Educa Chapecó Play”, da Secretaria de Educação, e contou com a participação do psicólogo Roberto Vasconcellos Maffei Junior e do médico Kleber Ribeiro.
Segundo o prefeito João Rodrigues, iniciativas como essa devem se consolidar no calendário oficial do município. “Este é mais um passo importante da Administração Municipal no cuidado com as pessoas e na promoção de uma cidade mais acolhedora e consciente sobre a saúde mental”, afirmou.