
A Prefeitura de Chapecó orienta os usuários do Transporte Coletivo Urbano a iniciarem a migração do pagamento em dinheiro para meios digitais, como cartões e aplicativo da concessionária. A orientação foi oficializada nesta quinta-feira (18), com a assinatura da Instrução Normativa nº 01/2025 pelo secretário de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze.
A medida atende a uma solicitação da concessionária Auto Viação Chapecó, que apontou a diminuição do número de usuários que utilizam dinheiro nos ônibus, o que tem gerado dificuldades para troco, atrasos nas viagens e riscos à segurança.
Atualmente, o pagamento da tarifa pode ser feito por meio do Cartão Passe Cidadão, Vale Transporte, Cartão Estudante, dinheiro ou aplicativo. No entanto, a Prefeitura alerta que, de forma gradativa, o pagamento em dinheiro será transferido de dentro dos veículos para pontos de comercialização da concessionária, espalhados pela cidade.
De acordo com a normativa, os créditos poderão ser adquiridos de três formas: nos postos de atendimento, com pagamento via PIX, dinheiro ou cartão de débito; pela internet, no site da Auto Viação Chapecó, com pagamento por boleto; ou pelo aplicativo, utilizando PIX, com geração de QR Code para uso direto no ônibus.
A recarga dos cartões também poderá ser feita nos postos de atendimento ou por meio da recarga embarcada, diretamente nos validadores dos ônibus. A Instrução Normativa estabelece ainda que, antes da interrupção definitiva do pagamento em dinheiro, deverá ser realizada uma ampla campanha de divulgação, com antecedência mínima de 45 dias.




