


A Prefeitura de Chapecó impediu neste mês duas tentativas de invasão de áreas públicas, uma no bairro Parque das Palmeiras e outra no bairro Universitário. As ações foram coordenadas pela Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária, com apoio da Guarda Municipal, Resgate Social e Secretaria de Serviços Urbanos.
De acordo com o diretor de Habitação, Júlio Cesar Signori, a primeira ocorrência foi registrada no Parque das Palmeiras, onde foi identificado o início de uma construção irregular em uma área institucional do município. “Uma família oriunda de outro município havia iniciado a ocupação. Após notificação para interromper a obra e desocupar o local em até três dias, a equipe retornou e, diante do descumprimento, realizou o desmonte e a retirada da estrutura”, explicou. A família foi encaminhada para a Casa de Passagem.
No bairro Universitário, outra ocupação foi contida. Desta vez, a família, residente de Chapecó, deixou voluntariamente o local após ser notificada pela Prefeitura.
Segundo Signori, as ações têm como objetivo preservar áreas institucionais que poderão abrigar, no futuro, equipamentos públicos como praças, escolas, parques ou unidades de saúde, além de proteger espaços verdes e áreas de preservação ambiental. “A Diretoria de Habitação tem atuado fortemente na prevenção, com monitoramento, fiscalização e rondas. Mas como a cidade é grande, precisamos do apoio da comunidade para denunciar indícios de invasão”, ressaltou.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp da Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária, no número (49) 3319-1197, das 7h às 19h, ou pelo 153 da Guarda Municipal, fora desse horário.





