
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, alerta os produtores rurais sobre o prazo final para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório a todos os imóveis rurais e precisa ser feito até o dia 31 de dezembro de 2025.
O CAR é um registro eletrônico e reúne as informações ambientais da propriedade, como áreas de preservação permanente, áreas de reserva legal, áreas consolidadas e vegetação nativa.
Quem deixar de realizar o cadastro poderá enfrentar dificuldades para obter licenças ambientais, perder o direito à regularização de áreas consolidadas e ficar impedido de acessar linhas de crédito rural e programas de incentivo.
Os proprietários de imóveis rurais podem fazer o CAR por conta própria diretamente no site www.car.sc.gov.br ou então contratar um profissional qualificado para realizar o procedimento.
De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca do Município, Mauro Zandavalli, em Chapecó tem 395 imóveis rurais sem o CAR. A secretaria e a Epagri estão fazendo uma busca ativa dos imóveis que ainda não tem o cadastro, para orientação, mas o produtor é quem precisa fazer a regularização.






