
Durante sua posse como prefeito em exercício de Chapecó, realizada na sexta-feira (26), o vereador Claimar de Conto destacou ações voltadas ao fortalecimento da Cultura e do Esporte no município. Em seu pronunciamento, ele ressaltou iniciativas do Poder Público e do Legislativo que, segundo ele, contribuem para preservar a identidade cultural da cidade e impulsionar o esporte local.
Entre os exemplos citados, Claimar destacou a Lei de Utilidade Pública concedida ao CTG Sangue de Farrapos, por meio da Lei nº 8.391, de 21 de outubro de 2025. A medida reconhece a relevância da entidade na promoção da educação, da inclusão social, da formação cultural, dos valores morais, da convivência comunitária e da solidariedade.
Fundado em 1990, o CTG Sangue de Farrapos é mantido pelo trabalho voluntário e atualmente tem como patrão Alair Bones. Segundo Claimar, Chapecó possui uma forte identidade cultural ligada ao tradicionalismo gaúcho, que precisa ser valorizada e preservada pelas futuras gerações.
Na área esportiva, o prefeito em exercício destacou o apoio da Prefeitura na infraestrutura da Arena Condá, ressaltando que os investimentos contribuíram para que a Chapecoense voltasse a figurar na elite do futebol brasileiro. Ele afirmou que o trabalho conjunto do Poder Público municipal, diretoria do clube, comissão técnica, atletas e demais envolvidos é fundamental para levar o nome de Chapecó a todo o Brasil e também ao exterior.
Claimar também mencionou a Moção de Reconhecimento nº 1296/2025, aprovada pelo Poder Legislativo, em homenagem aos maqueiros voluntários da Arena Condá. Ele citou nominalmente Genomar Tomasi, Michel Camargo e Maurício Ibrahim e, em nome deles, agradeceu a todos os voluntários que atuam para garantir o funcionamento e a organização nos jogos.
Claimar de Conto permanece como prefeito em exercício até o dia 30 de dezembro de 2025. No dia 31 de dezembro, retornam automaticamente aos cargos o prefeito João Rodrigues, o vice-prefeito Valmor Scolari e o presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto.






