






As turmas de pré-escola da EBM Sede Figueira estão vivenciando uma experiência única: o acompanhamento do processo de incubação dos ovos de galinha. A iniciativa surgiu a partir da história “O Patinho Feio”, trabalhada em sala de aula pela professora Elizandra Bianchi Casarotto.
“Na história, a pata chocava seus ovos por 21 dias. As crianças ficaram intrigadas com essa informação e quiseram entender melhor como ocorre o processo de incubação”, comenta a professora. Foi então que a professora adquiriu uma mini incubadora e as crianças iniciaram a observação dos ovos durante os dias necessários para o desenvolvimento dos pintinhos.
Durante esse período, as crianças monitoraram a temperatura ideal para a incubação, acompanhando diariamente o progresso por meio de um calendário ilustrado que mostrava as fases do crescimento dos pintinhos dentro dos ovos. “A gente acompanhava pelo calendário através de imagens, como é que deveria estar dentro do ovo, a evolução do pintinho em cada dia”, explica a professora.
Além da observação, os estudantes assistiram a vídeos que detalhavam a evolução do embrião até o nascimento, promovendo uma compreensão do ciclo da vida. “A atividade teve como principal objetivo despertar nas crianças o entendimento de que a vida pode surgir a partir de um simples ovo, e que esse processo exige cuidado e atenção”, conclui Elizandra.
“Experiências como essa são fundamentais para construirmos uma base sólida no aprendizado e no desenvolvimento integral das nossas crianças. Compreender o ciclo da vida e a importância do cuidado para que um ser vivo se desenvolva nos ajuda a valorizar ainda mais a vida em nosso planeta. Parabenizo a professora Elizandra por propor uma ação tão significativa”,
afirmou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.