


A Prefeitura de Chapecó oficializou nesta quinta-feira (04) a assinatura do Plano Municipal de Contingência, documento que estabelece diretrizes para prevenção, preparação e resposta diante de situações de emergência e desastres. A assinatura foi realizada no auditório da prefeitura pelo prefeito João Rodrigues, que também confirmou o investimento de R$ 972 mil na aquisição de um canhão antigranizo, equipamento destinado a minimizar os danos causados por tempestades severas.
Elaborado pela Defesa Civil Municipal, o plano identifica os principais riscos que o município enfrenta, como enchentes, estiagens, granizo, vendavais, deslizamentos, incêndios, acidentes com produtos perigosos e epidemias. O documento também define os procedimentos a serem adotados por órgãos públicos, empresas e a comunidade em casos de emergência.
“Não quero que aconteça aqui o que foi registrado durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Vamos prevenir tragédias, proteger vidas e evitar prejuízos financeiros”, destacou o prefeito João Rodrigues.
O diretor da Defesa Civil de Chapecó, Walter Parisotto, ressaltou que o plano é fruto de uma ação conjunta envolvendo diversas instituições, como o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, SAMU, Saer Fron, Hospital Regional do Oeste, Unimed Chapecó, Unochapecó, entre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
Além do plano, o prefeito assinou o contrato de compra do canhão antigranizo, tecnologia que emite ondas de choque sonoras em alta frequência e potência para desestabilizar os cristais de gelo nas nuvens, impedindo que se transformem em granizo.
Com a iniciativa, Chapecó avança no fortalecimento de suas estratégias de resiliência climática e na proteção de sua população frente aos efeitos extremos das mudanças do clima.