








A pista de atletismo do Complexo Esportivo Verdão, em Chapecó, está de cara nova para receber as provas dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Pintada de azul, a estrutura recebeu nesta sexta-feira (14) a marcação oficial das raias, totalizando 400 metros de extensão e dez metros de largura.
A construção contou com uma base de concreto de dez centímetros, seguida pela aplicação de borracha misturada com cola, posteriormente revestida com uma camada de resina antes da pintura final. A obra foi executada pela empresa Lisonda, de São Paulo, responsável também pela pista de Timbó e por outras estruturas esportivas pelo país.
Segundo o responsável técnico, Crisnaldo Silva Teixeira, a pista utiliza borracha SBR, reconhecida pela resistência e absorção de impacto. Ele explica que a estrutura atual, de 10 mm, receberá mais duas camadas — selante e nova pintura — chegando a 14 mm, tornando-se a melhor pista sintética de Santa Catarina.
O local sediará as provas de atletismo entre os dias 20 e 23 de novembro. Além da pista principal, também foram revitalizadas áreas de aquecimento, lançamento de dardo, salto em altura e arremessos, que ganharam uma gaiola nova.
O presidente da Comissão Central Organizadora dos JASC 2025, Valmor Scolari, destacou que Chapecó realizou diversos investimentos nas praças esportivas para receber o evento, sendo cerca de R$ 5 milhões apenas na pista de atletismo. O prefeito João Rodrigues lembrou que os recursos foram viabilizados pela bancada do Oeste Catarinense na Assembleia Legislativa.
Outras melhorias seguem em andamento no Verdão, como as pistas para as provas de BMX e XCO. Embora os JASC ocorram oficialmente de 18 a 29 de dezembro, algumas modalidades foram antecipadas, como o Surf e a Ginástica Rítmica, já encerradas, e o Bolão 23 Feminino, que começa no domingo (16).






