quarta-feira, janeiro 21, 2026
InícioChapecóNúmero de MEIs cresce 45% em Chapecó

Número de MEIs cresce 45% em Chapecó

Foto: Divulgação

Chapecó registrou um crescimento expressivo na abertura de Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2025, destacando o município como um polo dinâmico do empreendedorismo no oeste catarinense. Ao longo do ano, de acordo com dados do Simplifica Chapecó, foram 7.362 novos MEIs abertos, número que supera em 45% o registrado em 2024, de 5.082 novos microempreendedores individuais.

O avanço também reflete a evolução dos negócios. Em 2025, 944 MEIs migraram para a categoria de Microempresa (ME), dentro do regime do Simples Nacional, enquanto em 2024 esse movimento envolveu 712 empreendedores, um crescimento de 232 formalizações.

Para a gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Marieli Aline Musskopf, os números refletem a confiança dos empreendedores no ambiente econômico local e a importância do suporte institucional. “O crescimento na abertura de MEIs e a migração para microempresas demonstram que Chapecó vive um momento de fortalecimento do empreendedorismo. Muitos empreendedores estão testando seus modelos de negócio e, com apoio, capacitação e orientação adequada, conseguem evoluir. O Sebrae/SC atua para apoiar essa jornada, ajudando o empreendedor a se estruturar, planejar e crescer de forma sustentável”, destacou.

- Continua após o anúncio -

A análise das aberturas de negócios em Chapecó mostra que o crescimento do empreendedorismo em 2025 estava concentrado principalmente em atividades ligadas a serviços, transporte, comércio e construção. Entre as subclasses de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), os setores de transporte, armazenagem e correio liderou os registros, com 3.226 protocolos, seguido pelo comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com 2.919.

Na sequência aparecem as atividades administrativas e serviços complementares (1.686), as atividades profissionais, científicas e técnicas (1.635), a construção (1.594) e as indústrias de transformação (1.542). Também se destacam as outras atividades de serviços, com 1.500 registros, além de alojamento e alimentação (756), educação (649), informação e comunicação (377) e serviços domésticos (288).

Dentro desses grupos, algumas atividades específicas concentraram grande parte das formalizações. O CNAE de promoção de vendas registrou 1.951 novos negócios, liderando entre as atividades profissionais. Na construção, as obras de alvenaria somaram 1.534 registros, enquanto os serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure contabilizaram 1.515 formalizações. Também tiveram destaque as atividades de apoio administrativo, com 1.426 registros, e as atividades auxiliares dos transportes terrestres, como motoristas por aplicativo, que alcançaram 1.110 novos negócios.

O gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan, explicou que parte desse crescimento está relacionada à adaptação dos empreendedores às exigências legais. “Esses segmentos foram os mais destacados em 2025, inclusive por conta da necessidade de adequação à nova modalidade do MEI, especialmente no caso dos motoristas por aplicativo. Isso gerou um acréscimo considerável nos registros ao longo do ano”, explicou.

SOBRE O SEBRAE

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp