
No dia 24 de março, celebra-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data escolhida em referência à descoberta do bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) pelo médico Robert Koch, em 1882. A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se destaca no tratamento e prevenção da doença, com reconhecimento da Secretaria Estadual da Saúde.
Em Chapecó, o compromisso com a vigilância e o controle da doença tem sido reforçado nos últimos anos. Em 2024, foram registrados 75 casos de tuberculose no município, um aumento em relação aos 61 casos de 2023 e 57 de 2022. Já em 2025, até o momento, 17 novos casos foram notificados, além de 24 pacientes diagnosticados no ano anterior que seguem em tratamento. A tuberculose é uma doença infecciosa grave, que afeta principalmente os pulmões e pode ser fatal se não tratada adequadamente, representando um grande desafio para a saúde pública.
O Município tem intensificado a busca ativa e o monitoramento de contatos próximos, estratégia fundamental para o controle da transmissão da doença. Somente em 2024, 202 contatos foram identificados, dos quais 196 foram examinados, demonstrando o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a vigilância ativa.
Chapecó foi premiado durante o evento “Desafios para o Enfrentamento da Tuberculose no Estado de Santa Catarina”, realizado em Florianópolis, em 2024. “Reforçar o combate à tuberculose é uma responsabilidade coletiva e que a colaboração entre governo, profissionais de saúde e comunidade é essencial para garantir um futuro mais saudável para todos”, destaca o prefeito João Rodrigues.
Já o secretário de Saúde, João Lenz, destaca a importância da identificação precoce da doença e alerta a população sobre os principais sintomas, que incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre, suores noturnos, perda de peso e cansaço. Em caso de suspeita, é essencial procurar uma unidade básica de saúde para avaliação médica.
Para garantir atendimento especializado, Chapecó conta com o Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais (CETHH), localizado na Rua Heribelto Hulse, 84, bairro Passo dos Fortes, com atendimento disponível pelo telefone (49) 3330-4437.