quinta-feira, janeiro 8, 2026
InícioChapecóInstabilidade no sistema de emissão de notas fiscais é registrada em Chapecó

Instabilidade no sistema de emissão de notas fiscais é registrada em Chapecó

Problema ocorre no primeiro dia útil após mudanças no Ambiente Nacional de Dados e ajustes ligados à Reforma Tributária

Foto: Divulgação | Prefeitura de Chapecó

Foram registradas instabilidades no sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço nesta segunda-feira (5), afetando a geração e validação dos documentos fiscais. A situação ocorre no primeiro dia útil efetivo após a implementação do Ambiente Nacional de Dados, da Nota Fiscal Padrão Nacional e de ajustes relacionados à Reforma Tributária.

Segundo as informações divulgadas, apesar da realização de testes prévios nos ambientes de homologação e produção restrita, falhas no momento de migração para o ambiente oficial podem ocorrer. As instabilidades não estão restritas ao sistema SIGCORP, mas também envolvem indisponibilidades e comportamentos nos sistemas da Receita Federal e do Ambiente Nacional.

O comunicado destaca ainda que a nota fiscal só possui validade jurídica após o aceite do Ambiente Nacional, o que impede a liberação de documentos não reconhecidos oficialmente. Equipes técnicas seguem atuando de forma contínua para identificar e corrigir os problemas, com prioridade máxima para normalizar o serviço.

- Continua após o anúncio -

Comunicado na íntegra

Comunicado: Instabilidade no Sistema de Emissão de Nota Fiscal de Serviço

Comunicamos que, nesta data, 05 de janeiro de 2026, foram identificadas instabilidades no sistema de emissão de notas fiscais.

Hoje marca o primeiro dia útil efetivo após as recentes alterações decorrentes da implementação do Ambiente Nacional de Dados, da Nota Fiscal Padrão Nacional e dos ajustes relacionados à Reforma Tributária.

Embora tenham sido realizados diversos testes nos ambientes de homologação e de produção restrita, a ocorrência de erros ou instabilidades no momento da virada para o ambiente de produção, ainda que indesejada, é possível. Essas instabilidades não se limitam às funcionalidades da SIGCORP, estando relacionadas também a comportamentos e indisponibilidades nos sistemas da Receita Federal e do Ambiente Nacional.

Destacamos que, no processo de emissão de notas fiscais, o documento somente possui validade jurídica após o aceite pelo Ambiente Nacional. Dessa forma, eventuais instabilidades nesse ambiente impactam diretamente nossa operação, uma vez que não é permitido disponibilizar a emissão de documentos que não sejam devidamente aceitos e reconhecidos pelo Ambiente Nacional.

Nossa equipe está atuando de forma ininterrupta, com total prioridade na identificação e correção das ocorrências, e não medirá esforços até que todas as adequações sejam plenamente concluídas.

Pedimos a compreensão e a paciência de todos neste momento. Assim que tivermos avanços consistentes, retornaremos com novas atualizações, com a maior brevidade possível.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp