Indígenas ilhados em ginásio de Itapema
Mais de 100 indígenas da Aldeia Condá, de Chapecó, estão ilhados em Itapema após o temporal que alagou diversas cidades da região, como Camboriú, Balneário Camboriú e Tijucas. Eles foram ao município para vender artesanato durante a temporada de verão e acabaram abrigados em um ginásio de esportes devido à enchente.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que está de férias em Itapema, acompanha a situação e busca soluções para auxiliar os indígenas. “Estamos deslocando até o ginásio para conversar com o cacique e entender as necessidades deles”, destacou.
Temporal deixa rastros de destruição
O temporal trouxe fortes chuvas, enxurradas e alagamentos, deixando a praia de Itapema impraticável. “Toda a enxurrada que veio dos bairros deságua no mar, que devolve para a praia junto com galhos, árvores e até animais, como cobras”, relatou o prefeito João Rodrigues, que está no local desde o início do evento climático.
Solidariedade de Chapecó aos municípios atingidos
Além de prestar apoio aos indígenas, João Rodrigues se reuniu com lideranças locais, como a prefeita Juliana Pavan de Balneário Camboriú e os prefeitos Leonel Pavan, de Camboriú, e Alexandre Chepa, de Itapema. “Chapecó está à disposição para ajudar com equipe técnica, máquinas e equipamentos, além de toda a solidariedade da nossa população”, afirmou.
Próximos passos
Uma reunião com prefeitos da região foi marcada para discutir as ações de resposta ao temporal. No caso dos indígenas da Aldeia Condá, está sendo avaliada a possibilidade de retorno imediato a Chapecó. Segundo Rodrigues, “providenciaremos o deslocamento assim que os líderes decidirem o que é melhor para a comunidade”.
A situação segue sendo monitorada, e o prefeito de Chapecó garantiu que a cidade oferecerá todo o suporte necessário aos seus cidadãos e às cidades vizinhas afetadas.