










A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Segurança e da Guarda Municipal, iniciou no último sábado (15) o Curso Operacional de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que tem como objetivo preparar agentes para compor um grupo especializado de atuação em operações de maior complexidade. O curso, com carga horária de 360 horas, segue até o dia 8 de novembro.
As aulas teóricas e práticas estão sendo ministradas em regime de internato pelas equipes do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Técnico da Guarda Municipal, vinculado à Secretaria de Segurança Pública. O treinamento também conta com a participação de instrutores convidados de outros estados, entre eles o ex-instrutor do GATE de São Paulo, Johnny Mascarenhas, especialista em gerenciamento de crises.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Stobe, 44 agentes dos três estados do Sul se inscreveram para o curso, mas apenas 18 iniciaram as atividades e, devido ao alto nível de exigência das provas, seis permaneceram.
O prefeito João Rodrigues acompanhou o início da formação e destacou que a implantação oficial da ROMU deve ocorrer até o fim do ano. Ele também anunciou a aquisição de um veículo blindado, batizado de “Tsunami”, que será utilizado em operações de maior risco.
“A ROMU vai atuar em situações como controle de distúrbios sociais, invasões de escolas e em apoio a operações de outras forças de segurança. Chapecó está unida no investimento em equipamentos e capacitação para garantir uma cidade mais tranquila”,
afirmou o prefeito.
Também participaram da abertura do curso o vice-prefeito Valmor Scolari, o secretário de Segurança Pública Clóvis Ari Leuze, o diretor de Segurança e Ordem Pública Roger Lima, e o diretor da Defesa Civil Municipal Walter Parizotto.






