



O coração da Efapi do Brasil bateu mais forte sob o som da narração de Marco Brasil Filho. Cada montaria, cada aplauso e cada segundo na arena foram vividos com intensidade. A quinta-feira (16) foi pura emoção e a sexta-feira (17) veio para provar que, quando o rodeio começa, é impossível não se arrepiar. Choveu o dia todo, mas, no instante certo, o céu silenciou as gotas, abrindo espaço para a magia do rodeio.
Marco, locutor de rodeios e destaque no cenário nacional, já esteve em Chapecó, mas esta foi a primeira vez que narrou um rodeio na Efapi do Brasil. A expectativa, segundo ele, não poderia ser melhor. “Que energia surreal da galera na arquibancada! Mesmo com a chuva, a casa lotou. Ficamos muito felizes, porque o pessoal gosta muito de rodeio aqui”, comentou Marco, empolgado com a recepção do público. Além do rodeio, ele ressaltou a variedade de atrações que a feira oferece, incluindo mais de 20 shows nacionais. “Serão mais dois dias de rodeio, e a expectativa é só melhorar”, completou.
O peão Karin Gelinski, natural de Campinho da Lagoa, no Paraná, está participando pela primeira vez da Efapi do Brasil e vive a expectativa da grande final. “É a primeira vez que estou em Santa Catarina. Estou muito feliz e ansioso por essa experiência”, detalha. Um dos aspectos que mais o marcou até agora foi a calorosa recepção do público. “O sentimento é de pura felicidade. Gostei muito de estar aqui e me sinto emocionado”, revela.
Para os próximos dias, a expectativa é de pura adrenalina e dedicação. “Quero fazer um bom trabalho, dominar meu touro e, acima de tudo, proporcionar um espetáculo inesquecível para o público”, completa Karin.
A prova dos três tambores
A noite de sexta-feira marcou a estreia do Campeonato Super Stars na Efapi do Brasil, reunindo adrenalina e emoção na arena. A amazona Juliana Lobo, que participa pela segunda vez da feira, voltou ao local onde, há cerca de 12 anos, conquistou uma fivela. “Viemos para competir e também para organizar, trazendo a prova dos três tambores ao público”, explica Juliana, que destaca a importância da etapa realizada fora de seu estado, o Paraná.
Segundo ela, competidoras de diversas regiões participam da disputa. “Vieram meninas do Paraná e de São Paulo que acompanham o campeonato. No mês que vem, vamos entregar mais de R$ 300 mil reais em premiação. Essa é uma etapa muito especial”, comenta.
Sobre as expectativas, Juliana ressalta a energia da arena e o entusiasmo dos participantes. “O rodeio é a nossa paixão, e os três tambores mais ainda. A chuva cessou na hora do rodeio e a pista aqui é muito boa, firme mesmo com o tempo úmido. Tenho certeza de que o público vai vibrar”, afirma. A competição conta com 13 passadas e atletas de diferentes estados. “Tem duas competidoras de Santa Catarina, duas de São Paulo e o restante do Paraná”, detalha.
Juliana também descreve a emoção de estar na arena: “É difícil explicar. Eu falo que são dois corações que, na hora que entram, viram um só. É tudo em dobro — a emoção de competir e de organizar. A gente precisa equilibrar tudo pra conseguir fazer uma boa passada, mas a emoção é sempre muito grande, ainda mais quando a casa está cheia”, conta.
O campeonato é voltado exclusivamente às mulheres quando realizado dentro de rodeios. “Nas provas oficiais existem outras categorias, mas o nosso campeonato é feminino”, destaca. A etapa de Chapecó é a oitava da temporada. “Agora, no início do mês que vem, teremos a semifinal e, no final de novembro, a grande final”, finaliza Juliana.
O rodeio na Efapi do Brasil
A Arena de Rodeios da Efapi do Brasil vai receber competidores de todo o país em provas de montaria e de três tambores até o domingo (19). Com uma premiação total de R$ 30 mil, o evento vai reconhecer os cinco melhores colocados em disputas que prometem eletrizar o público na arena. O acesso é gratuito todos os dias, permitindo que os visitantes acompanhem de perto os 40 competidores — masculinos e femininos — divididos entre as provas de montaria e tambores.
Para Ricardo Lunardi, um dos coordenadores do rodeio, o evento representa uma tradição consolidada dentro da feira multissetorial. “O rodeio sempre foi uma das atrações mais esperadas da Efapi, principalmente pelas provas e pelos competidores”, ressalta.
O presidente da Comissão Central Organizadora, Felipe Balzan, destaca que o Rodeio é uma das atrações mais esperadas da feira, capaz de atrair grande público. Segundo ele, o evento se destaca dentro da programação, reunindo competidores de diversas regiões do país e uma estrutura de grande porte. “Serão quatro dias intensos de rodeio country, com momentos que prometem encantar o público na arena”, ressalta.