




Um grupo de 30 idosos do Distrito de Marechal Bormann teve um dia especial ao visitar a Efapi do Brasil nesta segunda-feira (13). A atividade marcou a primeira viagem oficial com o novo ônibus da Cidade do Idoso, veículo criado para realizar buscas ativas em diversas localidades de Chapecó.
Durante o passeio, os idosos percorreram o parque e os pavilhões de exposição, encantando-se com os mini animais: como coelhinhos, cavalinhos e vaquinhas. O grupo também conheceu o mascote Arroio, símbolo de carinho, superação e proteção aos animais, que posou para fotos e distribuiu autógrafos.
Para encerrar o dia, os visitantes foram recebidos com um café no gabinete do prefeito João Rodrigues, em um momento de confraternização e alegria. “Eles estão com os olhos brilhando de felicidade. É uma oportunidade que talvez não teriam se o ônibus não os trouxesse até aqui. Esses idosos já fizeram muito por Chapecó, e agora é nosso dever cuidar deles”, destacou a primeira-dama, Fabiana Rodrigues.
As visitas dos grupos da Cidade do Idoso à Efapi continuarão durante a semana. Na quarta-feira (15) será a vez dos idosos do bairro Vila Rica, e na sexta-feira (17), outro grupo conhecerá o parque. “Idosos do Vila Rica, se preparem, pois na quarta-feira vocês virão à Efapi com o ônibus da Cidade do Idoso”, completou Fabiana.
Novo ônibus garante acessibilidade e integração
O novo ônibus da Cidade do Idoso, com 32 lugares e acessibilidade, foi adquirido com recursos de R$ 623 mil repassados pelo Governo do Estado. O veículo será utilizado para transportar idosos de diferentes comunidades até o espaço da Cidade do Idoso, garantindo mais inclusão e participação.
“Esse ônibus tem a função de levar os idosos até o espaço, onde há atividades como fisioterapia, musculação, hidroginástica, música e dança. Todos os dias também é servido almoço gratuito”, explicou Fabiana.
O secretário de Assistência Social, Luciano Hunning, ressaltou a importância do novo serviço. “Quando falamos dos nossos idosos, estamos falando de pessoas que foram empreendedores, professores, enfermeiros, profissionais de todas as áreas, e que hoje continuam ativos. Chapecó tem mais de 25 mil idosos, e cerca de dois mil participam ativamente das atividades da Cidade do Idoso”, destacou.
Mesmo com transporte e cursos gratuitos, muitos ainda enfrentam dificuldades para se deslocar até o espaço. Com o novo ônibus, o objetivo é alcançar os grupos mais afastados, hoje são 67 grupos de idosos espalhados entre o interior e a cidade, e integrá-los às atividades oferecidas.
“O ônibus vai até as comunidades, busca os participantes e os leva para a Cidade do Idoso. A partir dos primeiros dias de novembro, esses grupos mais distantes também poderão participar das atividades regulares”, finalizou Hunning.
Idosos se encantaram com os mini animais e Museu de Colonização
Entre os visitantes, Eva Arruda, de 64 anos, e João Ogliari, de 86 anos, demonstravam entusiasmo no espaço dos pequenos animais.“Gostei de ver tudo, mas o que mais me chamou a atenção foram as lhamas”, contou Eva. João, que costuma prestigiar todas as edições da feira, destacou que a parte favorita para ele sempre é a dos animais.
A vice-presidente do grupo de idosos, Marli Bett, de 64 anos, também celebrou a oportunidade. “Para mim, sempre há novidades na Efapi”, afirmou.
Outro participante, Duelio Romani, de 87 anos, não escondeu o encantamento com o passeio. Frequentador assíduo da feira, ele se impressionou especialmente com o Museu da Colonização, reinaugurado durante esta edição da Efapi.