
Inspirado nas memórias e nas delícias do interior, o Café Colonial Desbrave presente na Efapi do Brasil, é um espaço que une sabor, tradição e a força do turismo rural de Chapecó. Ele oferece uma verdadeira experiência cultural, onde cada detalhe, da decoração às receitas, conta um pouco da história das famílias que vivem e produzem no campo.
Cinco propriedades rurais que integram o projeto Desbrave Chapecó, que compõem 25 empreendimentos de turismo, estão à frente da iniciativa na feira representando os demais, trazendo para o público uma ampla variedade de doces, salgados e produtos coloniais preparados com o carinho e a simplicidade que caracterizam a vida no meio rural. Os empreendedores do Café Colonial Sabor do Campo, Da Casa Amarela, Camping Sítio Pousada, Horta Aromas e Quiosque Pachamama apresentam nos dias de feira um pouco do que é servido no dia a dia da propriedade aos participantes.
De acordo com a gerente de Turismo, Cleu Anhaia, o Café Desbrave é um dos símbolos do fortalecimento do setor em Chapecó. “Mais do que um ponto gastronômico, o espaço se tornou uma vitrine do turismo rural, destacando o trabalho das famílias agricultoras e mostrando como a culinária local é parte essencial da identidade da região”, destaca.
Atendimento acolhedor
A expositora da Efapi do Brasil, Alessandra da Costa, aproveitou o primeiro sábado da feira e, junto com seus colegas, foi conhecer os atrativos do café colonial. Ela comenta que o espaço está maravilhoso. “Quero parabenizar os produtores, está tudo maravilhoso. Os produtos tudo fresquinhos, saborosos, dá pra sentir o cuidado em cada detalhe. Com certeza voltarei mais vezes para aproveitar esse café colonial delicioso”, enfatiza.
Para quem desejar conhecer, o Café Colonial Desbrave fica aberto nos finais de semana das 10h às 22h e durante a semana, das 15h às 22h. Os valores foram definidos para atender diferentes públicos: o buffet livre custa R$ 68, enquanto a opção por quilo tem valor de R$ 99.
