sábado, outubro 11, 2025
InícioChapecóEfapi 2025Efapi abre com julgamentos de Angus e Ultrablack e destaca qualidade genética

Efapi abre com julgamentos de Angus e Ultrablack e destaca qualidade genética

Primeiro dia da feira teve competições de Angus e Ultrablack, com animais de SC e RS recebendo os principais prêmios

Foto: Divulgação | Prefeitura de Chapecó

A abertura oficial da Efapi do Brasil 2025 foi marcada por julgamentos técnicos das raças Angus e Ultrablack, realizados na manhã desta sexta-feira (10), mesmo antes da abertura dos portões ao público. A atividade deu início à programação oficial da maior feira multissetorial do Sul do Brasil e atraiu criadores e especialistas do setor agropecuário.

As avaliações foram promovidas pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, com apoio do Núcleo Catarinense, e conduzidas pelo jurado Flávio Montenegro Alves. O presidente da Associação, José Paulo Dornelles Cairoli, destacou a qualidade dos animais apresentados, especialmente os oriundos de Santa Catarina. “Isso demonstra que estamos evoluindo em qualidade, independentemente da quantidade de animais expostos”, afirmou.

Fêmeas da raça Angus

Na categoria Individual de terneiras, a Grande Campeã foi a terneira maior do Lote 2, da Fazenda da Conquista, de Antônio Marcos Pagani de Souza, de São Joaquim (SC). A Reservada ficou com a terneira maior do Lote 1, de Dorival Carlos Borga, da 3 Marias Agronegócios, de Videira (SC).

- Continua após o anúncio -

No campeonato de Lote de Fêmeas, o título foi para o Lote 5 de novilhas menores, da Cabanha Soldera, de Panambi (RS). Já na categoria vaca adulta, a campeã foi novamente da 3 Marias Agronegócios, enquanto a Reservada Grande Campeã foi da Fazenda Reconquista, de Alegrete (RS).

Raça Ultrablack – fêmeas

A Fazenda da Conquista também venceu o Grande Campeonato de Lotes e o Campeonato Individual de Fêmeas. A Reservada Grande Campeã foi da Cabanha Campos, de São Joaquim (SC), e a Terceira Melhor Fêmea foi também da Fazenda da Conquista.

Machos da raça Angus

Na categoria Individual, o touro de dois anos do Lote 24, da Fazenda Renascença (Vargem/SC), foi o Grande Campeão. O Reservado foi da Fazenda Reconquista (Alegrete/RS), e o Terceiro Melhor Macho da Cabanha Bortolozzo (Antônio Prado/RS).

O título de Grande Campeonato de Terneiros ficou com a Fazenda da Conquista, enquanto o campeonato de Lotes Machos foi vencido pelos Irmãos Soldera, de Panambi (RS).

Raça Ultrablack – machos

O destaque foi novamente para a Fazenda da Conquista, que levou o Grande Campeonato de Lotes com os terneiros intermediários do Lote 8. O Grande Campeão Individual foi o touro jovem do Lote 13, da Fazenda Renascença (Vargem/SC). O Reservado e o Terceiro Melhor Macho foram também da Fazenda da Conquista.

Setor do agronegócio valorizado

O secretário de Agricultura e coordenador da Comissão do Agronegócio da Efapi, Mauro Zandavalli, ressaltou que os julgamentos destacam o nível técnico e a relevância do setor produtivo no Estado. “A Efapi é uma vitrine que expõe a força do agronegócio”, disse.

O primeiro fim de semana da feira é dedicado ao gado de corte, com julgamentos e exposições técnicas. O segundo será voltado ao gado de leite, com cerca de 200 animais em exposição. O gado rústico também está sendo apresentado em estrutura própria com mangueiras e espaços de julgamento.


Agenda dos julgamentos

  • Sábado (11/10)
    • 9h: Julgamento de Buçal
    • 19h: Confraternização e entrega de prêmios
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp