


O setor agropecuário é o coração da Efapi do Brasil e, este ano, mais de 200 animais estão chegando ao parque. O público poderá acompanhar competições, julgamentos e conferir de perto a evolução da produção e genética da região.
De acordo com o secretário de Agricultura e coordenador do Agronegócio, Mauro Zandavalli, os animais entram entre segunda e terça-feira. “A maioria participa dos julgamentos, e alguns estarão na competição leiteira. São categorias distintas, cada uma com suas aptidões e características específicas”, explicou.
Na competição leiteira, além da quantidade produzida, são avaliados aspectos como conformidade e qualidade do leite. “Esses animais têm genética de alto potencial produtivo, são os tops de linha”, ressaltou Zandavalli. O secretário lembra que a Efapi nasceu do setor agropecuário, e manter essa tradição é essencial. “Eu acredito que todo mundo gosta de ver os animais. É o coração da feira, onde tudo começou”, destacou.
Programação intensa na Efapi do Brasil
As atividades do agropecuário seguem uma programação intensa: o torneio leiteiro acontece na sexta-feira (17), seguido pelo julgamento das vacas e das ovelhas no sábado (18), além do Clube da Bezerra também movimenta o espaço. No domingo (19), o destaque será o julgamento dos mini-horse. Mauro também enfatizou a evolução da produtividade leiteira. “Antigamente, as vacas produziam cerca de 30 litros. Hoje, chegam a 80 litros por dia. É uma diferença impressionante”, comentou.
O público pode acompanhar de perto todas as atrações do setor. O portão 3, exclusivo do agropecuário, está aberto todos os dias a partir das 9h da manhã. “Queremos que as famílias venham visitar e conhecer esse espaço tão importante da feira”, concluiu Zandavalli.
O diretor de Agricultura, Gilson Pagliosa, destaca que, além das vacas leiteiras, o público poderá conferir 17 raças diferentes de ovelhas que participarão do julgamento, além de duas raças leiteiras que estarão apenas em exposição.