
A EBM Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani celebrou ótimos resultados na Olimpíada de Geopolítica. A escola contou com a participação de 32 estudantes e conquistou oito medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e três de bronze.
Receberam medalha de ouro os estudantes Victor Gabriel Siqueira e Rafaela de Souza Lesnhak; medalha de prata, as estudantes Andrys Alexandra Martinez Sosa, Giovanna Desordi de Castro e Manuella Ferreira Jacinto; e medalha de bronze, Clara Eduarda Mendes da Silva, Eloise Claudia Mezzomo e Ruan Carlos da Roza.
Segundo o professor de geografia, Marcelo Junior Ferreira Soares, a importância da olimpíada vai além das medalhas. “Participar de competições como essa permite que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre as dinâmicas geopolíticas e se apropriem de conceitos essenciais, como relações de poder e território”, explicou.
A prova é composta por 30 questões, e foi realizada de maneira remota, utilizando os chromebooks. A participação é aberta a estudantes a partir do sexto ano, mas, nesta primeira participação, foram selecionados os alunos do oitavo e nono ano da instituição educativa. “Foi uma escolha estratégica, pois o conteúdo de geopolítica é trabalhado com mais profundidade a partir do oitavo ano, e queríamos conhecer e entender melhor a dinâmica da prova”, afirmou o professor Marcelo.
Para os próximos anos, a intenção é ampliar a participação, incluindo alunos do sexto e sétimo anos, aumentando o alcance da olimpíada e incentivando o estudo contínuo dos conceitos de geografia na escola.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, comemorou a conquista dos estudantes.
“Este é o terceiro ano que a Rede Municipal participa da olimpíada e a primeira participação da escola cívica. Em todos os anos de participação alcançamos ótimos resultados e estamos extremamente felizes em ver os alunos da Rede Municipal de Ensino se desafiando e ganhando reconhecimento no cenário nacional. Parabéns ao professor Marcelo e aos estudantes da EBM Cívica Eli Maria Bellani!”,
declarou.