

A Escola Básica Municipal Fedelino Machado dos Santos celebra um feito extraordinário na Olimpíada de Português (OP), sendo destaque entre os melhores do país.
A aluna Alicia Verônica Simon Soares, do 7º ano, conquistou a Medalha de Ouro, alcançando a 11ª posição nacional e se destacando como a única estudante de Chapecó a receber a medalha mais desejada da competição. “Eu estou muito feliz por conseguir a medalha de ouro. Estudei bastante, procurei usar a lógica nas questões e as aulas com o professor Atelli contribuíram muito para o resultado. Minha família e meus colegas também estão muito felizes!”, contou Alicia.
Além dela, a escola comemora também a Medalha de Bronze conquistada por Ana Beatriz Ribeiro, do 8º ano, e as menções honrosas recebidas pelos estudantes Maria Eduarda Silva e Matheus Rafael Orlandi.
Ana Beatriz relatou sua experiência na olimpíada. “A prova foi um pouco difícil. Teve algumas questões que eu não sabia a resposta, mas fui pela lógica, pelo que eu conseguia fazer”, explicou.
O professor de Língua Portuguesa, Atelli Gulliti Alesi da Rocha, destacou como se deu a preparação dos alunos e o formato da competição.
“A Olimpíada tem um formato semelhante ao da OBMEP. Durante as aulas, trabalhamos com questões no estilo da prova para que os alunos se familiarizassem com o formato. Quando eles avançaram para a segunda fase, intensificamos os estudos no contraturno, revisando conteúdos de gramática, classes de palavras, homônimos e parônimos. Foram dois meses de muita dedicação”,
detalhou.
Atelli ressaltou também o papel da leitura no desempenho dos estudantes. “Eles são alunos talentosos porque leem muito, então interpretam os textos muito bem. O hábito da leitura foi fundamental para esse resultado!”, afirmou.
O professor reforçou ainda a confiança que sempre teve nos estudantes. “Eu sabia que eles se sairiam bem e confiava no potencial de cada um. A conquista da medalha não foi uma surpresa, era algo que eu já esperava, só não sabia qual seria a cor. Eles estavam muito bem preparados!”, destacou.
Além das turmas do Ensino Fundamental II que realizaram a prova, a escola também participou na modalidade OP bê-á-bá, com a turma de 5º ano, que conquistou resultados expressivos, somando duas medalhas de ouro, conquistadas por Laura Malacarne Pires da Silva e Matheus Porn de Oliveira; quatro medalhas de prata, recebidas por Davi Luccas da Silva de Almeida, Elisa Manuela Fagundes Artuso, Anne Angie Aldous e Richel Roami Rocca Diaz; e seis medalhas de bronze, obtidas por Laura Helena Augsten, Enzo Noé Machado, Karoline de Moraes Pereira, Davi Luiz Behnem, Davi Cardoso Gomes e Ketlin Cristina Vaz de Morais.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, parabenizou os estudantes e professores pelo excelente desempenho.
“Chapecó é destaque nacional em mais uma Olimpíada! O resultado obtido pelos alunos da EBM Fedelino Machado dos Santos reflete o comprometimento e a dedicação de professores e estudantes. Parabéns por esse excelente resultado, que enche de orgulho toda a comunidade chapecoense!”.