
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre o descarte correto de canetas emagrecedoras. Os dispositivos não devem ser jogados no lixo doméstico. Todas as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão preparadas para receber esse tipo de material, com o objetivo de proteger a saúde pública e evitar acidentes com trabalhadores da limpeza urbana.
Com o aumento do uso desses medicamentos injetáveis, a administração municipal reforça que, após a utilização, as canetas e demais dispositivos devem ser armazenados em recipientes rígidos e resistentes a perfurações. Quando o recipiente estiver cheio, ele deve ser bem fechado e entregue na UBS de referência do paciente.
A Secretaria de Saúde destaca que o recebimento nas unidades é destinado exclusivamente a pacientes particulares e usuários domésticos. Clínicas, consultórios e empresas da área da saúde seguem legislação específica e devem manter seus próprios Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), com contratação de serviços especializados para coleta.
De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, o descarte correto é uma medida de responsabilidade coletiva. “Ao entregar seu material injetável em uma UBS, você demonstra responsabilidade com o meio ambiente e, principalmente, respeito pelos profissionais da limpeza urbana, evitando acidentes de trabalho graves. A Prefeitura de Chapecó agradece a colaboração de todos. O descarte correto é um gesto de cuidado com a nossa cidade e com quem vive nela. Em caso de dúvidas, procure a equipe de saúde da sua unidade de saúde. Estamos aqui para ajudar”, afirmou.
A orientação reforça o compromisso do município com a segurança sanitária e ambiental, além de incentivar práticas conscientes por parte da população.





