
Com a previsão de estiagem durante o verão em razão da ocorrência do fenômeno La Niña — caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico —, a Prefeitura de Chapecó iniciou o planejamento de ações preventivas para garantir o abastecimento de água no município.
Na tarde desta segunda-feira (3), um encontro reuniu secretários municipais e a Defesa Civil, na sala de reuniões da Prefeitura, para definir estratégias de enfrentamento ao período seco. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Walter Parizotto, a previsão é de pouca chuva entre o fim de dezembro e o início de fevereiro, o que exige planejamento antecipado.
“Ficou definido que as secretarias farão um levantamento das demandas. Entre as ações possíveis estão a ampliação de reservatórios e o transporte de água. Também vamos dialogar com as agroindústrias para adotar medidas conjuntas”,
destacou Parizotto.
O secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Nelson Krombaurer, lembrou que o município dispõe de kits de transporte de água utilizados em estiagens anteriores, que podem ser adaptados em caminhões. Já o superintendente do distrito de Marechal Bormann, Izaías Almeida, ressaltou a necessidade de soluções específicas para áreas íngremes e informou que promoverá reuniões com produtores rurais para avaliar as condições de cisternas e reservatórios.
O secretário de Governo, Adair Niederle, sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho coordenado pela Defesa Civil para encaminhar as demandas levantadas.
Já o secretário de Agricultura e Pesca, Mauro Zandavalli, destacou que a administração municipal vem atuando de forma contínua na prevenção à estiagem, com a perfuração de mais de cem poços nos últimos cinco anos, beneficiando cerca de 1,2 mil famílias. Segundo ele, foram solucionados problemas em comunidades como Linha Serrinha, Campinas e Bom Retiro, mas ainda há regiões com situações crônicas, como Baronesa da Limeira, São Roque e Linha Marcon.
“Em parceria com a Casan, estamos encaminhando o atendimento para a Baronesa da Limeira, e na Linha Marcon o poço existente está sendo aprofundado”,
explicou Zandavalli.
Também participou da reunião o secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Luiz Paulo Carraro. O grupo deve apresentar nas próximas semanas um plano de ações integradas para minimizar os impactos da estiagem e garantir o abastecimento de água em todo o município.







    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    