



As atividades da Cidade do Idoso serão retomadas nesta quarta-feira (7), em Chapecó. O projeto social é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, e segue com vagas disponíveis para o ano de 2026.
Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais. Os interessados devem comparecer diretamente à Cidade do Idoso portando documento de identidade e comprovante de residência para realizar a inscrição. Após o cadastro, os idosos passam por avaliação médica, que define quais atividades físicas poderão ser realizadas.
O secretário da Família e Proteção Social, Luciano Huning, destacou que a Cidade do Idoso é um espaço voltado ao lazer, à convivência, ao aprendizado e à promoção da qualidade de vida. Segundo ele, o projeto proporciona diversão, atividades físicas, confraternização e bem-estar aos participantes.
Criada em 2008, a Cidade do Idoso de Chapecó é uma iniciativa pública pioneira no Brasil, voltada à promoção do envelhecimento ativo, inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população idosa. O projeto surgiu como uma ação intersetorial envolvendo diversas secretarias municipais e se consolidou como referência nacional.
No local, os participantes têm acesso a uma ampla estrutura, com sala de cine vídeo, aulas de dança, hidroginástica, musculação, yoga, pilates, natação, caminhada orientada, além de grupo vocal, aulas de violão e jogos de mesa, como canastra, dominó, sinuca, três sete e bocha. O espaço também conta com unidade de saúde, salão de beleza e uma cozinha comunitária, que fornece gratuitamente cerca de 300 refeições diárias aos idosos.
A Cidade do Idoso abriga ainda o CRIE – Centro de Referência e Inclusão para o Envelhecimento, que atua com inclusão digital, inovação e estímulo à criação de produtos e serviços voltados à população idosa, por meio da atuação de pesquisadores e startups.
A retomada das atividades marca mais um ano de fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável e à inclusão social em Chapecó.







