sexta-feira, dezembro 20, 2024
InícioChapecóChapecó se destaca no turismo com aumento de 134% na arrecadação do...

Chapecó se destaca no turismo com aumento de 134% na arrecadação do ICMS do setor

Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó

Um novo setor econômico vem ganhando força em Chapecó com crescimento de 134% no ICMS em dois anos: o turismo. A arrecadação do setor passou de R$ 5,9 milhões em 2021, para R$ 14 milhões em 2023. Número que deve ser batido em 2024 já que até setembro a arrecadação do setor já tinha passado de R$ 10,2 milhões. Esse crescimento superou até Florianópolis, que aumentou a arrecadação do setor em 71,8% no mesmo período.

“Isso é resultado dos investimentos que o município vem fazendo, com a revitalização do Centro de Eventos, a construção dos novos pavilhões da Efapi, a pavimentação rural e o incentivo aos empreendedores dentro do projeto Desbrave Chapecó. Com isso nós melhoramos a infraestrutura para realizar grandes eventos e também para as visitações de nossas atrações turísticas no interior”, disse o prefeito João Rodrigues.

O número de abertura de empresas turísticas em Chapecó aumentou 21% entre 2021, quando abriram 395 empresas, até 2024, com o registro de 478 empresas.

- Continua após o anúncio -

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico do Município, Márcio da Paixão Rodrigues, isso tanto no movimento econômico, quanto na geração de empregos. De janeiro a outubro foram criadas 6,7 mil vagas com carteira assinada em Chapecó, sendo três mil no setor de serviços, que é onde o turismo se encaixa.

“Chapecó já é referência no turismo de eventos, com grandes feiras, simpósios e shows. E agora estamos incrementando também o turismo de lazer, para que os visitantes fiquem mais tempo aqui e também mostrando e divulgando as nossas atrações que podem trazer turistas de Santa Catarina e também de outros estados e países”, afirmou o diretor.

Autódromo Internacional vai incrementar movimento econômico e atrair público para a região

A Construção do Autódromo Internacional de Chapecó, que está em andamento, vai incrementar vinda de público para a região.

“O autódromo será uma nova matriz econômica para a cidade, pois será o primeiro com pista asfaltada de Santa Catarina, podendo sediar competições como a Stock Car. Isso vai atrair pilotos, equipes, público, movimentando hotéis, restaurantes, serviços e favorecendo o turismo”, disse o prefeito João Rodrigues.

O Automóvel Clube de Chapecó fez a terraplanagem e em setembro foi dada a ordem de serviço para pavimentação da pista de 4km com largura de 12m a 15m, além das obras de drenagem, sinalização, dispositivos de segurança, obras de arte e proteção vegetal. O investimento nesta etapa é de R$ 36,7 milhões e a vencedora da licitação foi a Construtora Oliveira, que tem um prazo de 540 dias para finalizar o serviço. Depois vem a segunda etapa, onde o Governo do Estado se comprometeu a investir R$ 20 milhões.

O novo Autódromo é um dos mais modernos no país e poderá sediar até competições de Fórmula 2.
Outra obra importante é o novo Pavilhão III do Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi. Está sendo retirada a estrutura antiga, que tinha uma área de exposição de 1.932 metros quadrados, e será licitado uma nova estrutura, com 7,1 mil metros quadrados.

Projeto Desbrave Chapecó já conta com 25 estabelecimentos em quatro rotas

O projeto Desbrave Chapecó foi criado em 2022, inicialmente com oito estabelecimentos, na Rota Rural. “O objetivo foi dar oportunidade de crescimento e divulgação para os empreendedores do turismo rural, pois não era conhecida a potencialidade de cada um. Assim fizemos um convênio com com o Sebrae, para a capacitação, e também tivemos o apoio da Epagri, que tinha conhecimento das propriedades rurais que tinham atividade turística”, afirmou o diretor de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo, Luiz Roberto Tillmann.

De acordo com a gerente de Empreendedorismo, Ulmara Spanhol, inicialmente foram lançados dois editais de chamamento público de pessoas físicas e jurídicas para participarem do projeto.

“Após a inscrição foi realizada a seleção dos cadastrados, depois entrevistas, classificação das propostas e capacitação. A capacitação contou com cursos, tais como: atendimento ao público, modelagem de negócios, cadeia turística, adequação da propriedade, noções de boas práticas de fabricação de alimentos, segurança alimentar, entre outros temas. Ao final das capacitações os estabelecimentos receberam certificação. Nunca foi investido tanto em turismo como nessa gestão”, disse Ulmara.

A Prefeitura investiu na pavimentação rural, que levou asfalto até alguns empreendimentos, além de manutenção dos acessos de estradas não pavimentadas. Também fez a sinalização, com placas, divulgação nas redes sociais e no site do município, além de confecção de materiais para distribuição em feiras e pontos estratégicos.

A gerente de Turismo, Cleusiana Anhaia, destaca que depois, numa segunda etapa, o número de estabelecimentos subiu para 19, com mais duas rotas, dos Vales e Bem-Estar. E, recentemente, no início de dezembro, foi realizado o lançamento de uma quarta rota, do Goio-Ên, totalizando 25 estabelecimentos, em quatro rotas.

Também em dezembro foram certificados oito monitores de turismo, que foram selecionados por edital e capacitados. Interessados em participar do projeto podem procurar a Diretoria de Desenvolvimento Econômico, que no prédio da Prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas.

Faturamento de Café Colonial triplicou após apoio da Prefeitura

O Café Colonial Sabor do Campo, situado na Linha Cabeceira da Divisa, sediou lançamento do projeto Desbrave Chapecó, em 2022. O casal Evando da Silva e Raquieli Ambrósio tinham largado os empregos no comércio para montar um negócio próprio, com investimento inicial de R$ 100 mil. Após o início do projeto eles ficaram mais conhecidos, tiveram que ampliar o espaço e o faturamento triplicou.

“A primeira rota turística rural de Chapecó onde fizemos parte, foi sediada aqui no nosso café em 2022, numa grande inauguração com várias entidades participantes. Antes da rota nós tínhamos um bom movimento, mas não éramos tão conhecidos. Quando fomos convidados a participar dessa rota rural, ficamos muito gratos e felizes, sonhando um pouco mais alto. Aí depois da inauguração ficamos cinco dias para conseguir responder os clientes nas nossas redes sociais. O negócio aumentou, deslanchamos, tanto que 2023 tivemos que aumentar nosso espaço de 60 para 140 pessoas sentadas. Nosso trabalho aumentou, mas junto aumentou nosso faturamento, que hoje ele triplicou. E não paramos por aí, sempre estamos inovando e criando novidades para nossos clientes, que a cada dia que passa, a procura é maior. Só temos a agradecer as pessoas envolvidas com esse projeto “rota turística rural”, envolvendo Prefeitura, Epagri, Sebrae e Senar”, disseram Evandro e Raquieli, em depoimento conjunto.

ROTAS DO DESBRAVE CHAPECÓ
Rota Rural
Café Colonial Sabor do Campo
Indústria de Alimentos Malagutti
Giardino Viel
Recanto dos Pinhais
Da Casa Amarela
Camping Sítio Pousada
Belbrück Cervejaria Artesanal
Jardim de Fundamento

Rota dos Vales
Vaccaro Vintage
Cachaçaria Velho Sumido
Parador Vale das Cachoeiras
Vinícola Ársego
Camping da Roça

Rota Da Saúde e Bem-Estar
Rancho Silva
Pousada Flora Bamboo
Sítio do Valo-Café Colonial
Horta Aromas
Quiosque Pachamama
Spa dos Pinhais
Ambiflora
Casas do Vale

Rota do Goio-Ên
Náutica Porto Goio-Ên
Capitão do Porto
Tirolesa Interestadual
Estância das Águas

Projeto quer integrar o turismo regional

Outra ação que tem a Prefeitura de Chapecó como protagonista, em parceria com o Sebrae e Epagri, é o Projeto de Turismo Integrado, que reúne 12 municípios catarinenses e gaúchos: Chapecó, Itá, Palmitos, São João do Oeste, São Carlos, Ametista do Sul-RS, Nonoai-RS, Quilombo, Coronel Freitas, Lajeado Grande, Xaxim e Itapiranga.
A ideia é criar roteiros pela região para que as pessoas que vem para Chapecó possam ficar mais tempo aproveitando as atrações turísticas.

De acordo com a turismóloga da diretoria de Desenvolvimento Econômico do Município, Paula Toller, os desembarques no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso foram 243 mil em 2022, passaram para 304 mil em 2023 e, faltando dezembro, já chegaram a 291 mil em 2024. Boa parte desse público, que é de fora da região, poderá estender sua permanência caso tenha roteiros atraentes.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp