
Chapecó se despediu nesta semana de Dona Ercília Gonçalves, nascida em 7 de janeiro de 1908, a mulher mais velha com registro na capital do Oeste. Dona Ercília faleceu no domingo, dia 14, e seu velório foi realizado pela Funerária Stürmer.
Dona Ercília, que morava no Loteamento Hortências, na Grande Efapi, em Chapecó, viveu praticamente toda a sua vida na Capital do Oeste. Nos últimos anos, a senhora querida e amada, tratada como Rainha por toda a família, enfrentou complicações de saúde e precisou amputar as pernas, agravado pela diabetes.
Ercília deixa uma grande família e um legado de amor e carinho. Descrita como Rainha pelo neto, Dona Ercília teve 11 filhos, criou todos praticamente sozinha, e a maior parte dos netos também. “Ela gostava de bailão, dançava e se divertia, até iniciar as complicações de saúde”, comenta Marcos, neto. O título de mulher mais velha do município foi confirmado pela Prefeitura Municipal de Chapecó.

Emocionado, um neto descreveu Dona Ercília como “uma rainha, uma colmeia, que comandou a família inteira, criou onze filhos sozinha, nas condições daquela época, muito mais difícil que hoje. Ela sempre será lembrada por ser uma pessoa guerreira, de coração enorme e bondade. A família inteira amava muito ela”.
Fonte: ClicRDC
Por Gionei Argenta