quinta-feira, maio 15, 2025
InícioChapecóChapecó: Palestra "Violência Contra a Mulher" alcança mais de 320 alunos e...

Chapecó: Palestra “Violência Contra a Mulher” alcança mais de 320 alunos e reforça papel da educação no combate à violência doméstica

“A escola é um espaço fundamental para abordar essas questões. É onde formamos cidadãos e cidadãs mais conscientes, empáticos e preparados para romper ciclos de violência

Foto: GMC

Em uma importante ação de conscientização e prevenção à violência contra a mulher, a Guarda Municipal, através das GM Fonseca e GM Pigatto, realizou no período matutino e noturno desta quarta-feira, palestras educativas voltadas aos alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Marcolina Rodrigues da Silva, no Distrito de Marechal Bormann. A atividade alcançou 323 jovens, e marca a integração da educação e da segurança pública no enfrentamento a essa grave violação de direitos.

A palestra teve como foco principal a violência doméstica e de gênero, abordando suas diversas formas – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial – além de explicar o funcionamento da Lei Maria da Penha e os caminhos legais e sociais de denúncia e proteção.

Além da explanação teórica, os GMs trouxeram exemplos reais e dialogaram diretamente com os estudantes, promovendo reflexões sobre relações saudáveis, respeito mútuo e igualdade de gênero. O objetivo foi despertar a consciência crítica dos adolescentes, que estão em uma fase de formação de valores e atitudes que levarão para a vida adulta.

- Continua após o anúncio -

“A escola é um espaço fundamental para abordar essas questões. É onde formamos cidadãos e cidadãs mais conscientes, empáticos e preparados para romper ciclos de violência”, destacou a GM Fonseca.

A iniciativa vai ao encontro de uma tendência cada vez mais defendida por educadores, especialistas em direitos humanos e organismos internacionais: a educação como ferramenta preventiva contra a violência doméstica. Estudos apontam que incluir o tema no currículo escolar pode reduzir a tolerância social à violência e encorajar denúncias precoces.

A direção da EEB Marcolina Rodrigues da Silva ressaltou a relevância da atividade e pretende ampliar o espaço para debates relacionados à cidadania, justiça e direitos humanos ao longo do ano letivo.

Essa ação da Guarda Municipal mostra que a prevenção à violência vai além da atuação repressiva, sendo também educativa e transformadora. A formação de jovens mais conscientes e bem informados pode ser o caminho mais sólido para um futuro com menos violência e mais respeito.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp