segunda-feira, março 23, 2026
InícioChapecóChapecó inicia avaliação inédita para medir aprendizagem de alunos da rede municipal

Chapecó inicia avaliação inédita para medir aprendizagem de alunos da rede municipal

Sistema próprio de avaliação busca identificar avanços e dificuldades dos estudantes e orientar estratégias pedagógicas nas escolas


A Rede Municipal de Ensino de Chapecó iniciou nesta segunda-feira (23) a primeira etapa do Avalia Chapecó, um sistema próprio criado pela Secretaria de Educação para medir o nível de aprendizagem dos estudantes. As provas serão aplicadas até o dia 27 de março, contemplando alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo da avaliação é acompanhar de forma mais precisa o desempenho dos estudantes, com foco nas áreas de Linguagens e Matemática, consideradas essenciais no processo de ensino. A iniciativa também pretende fornecer dados que auxiliem professores e gestores na tomada de decisões pedagógicas.

De acordo com a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o Avalia Chapecó permitirá uma análise detalhada do desenvolvimento dos alunos ao longo do ano letivo. Segundo ela, a proposta é identificar tanto os avanços quanto as dificuldades enfrentadas em sala de aula. A partir disso, será possível ajustar as estratégias de ensino e promover a recuperação de conteúdos considerados fundamentais.

- Continua após o anúncio -

A aplicação das provas ocorre em formatos diferentes conforme a faixa etária dos estudantes. Alunos do 1º e 2º ano realizam a avaliação de forma impressa, enquanto os demais, do 3º ao 9º ano, participam no formato on-line.

O cronograma de aplicação foi organizado por séries ao longo da semana. Nesta segunda-feira (23), participam os estudantes do 6º e 7º anos. Na terça-feira (24), será a vez dos alunos do 8º e 9º anos. Na quarta-feira (25), fazem as provas os estudantes do 1º e 2º anos em Linguagens, além do 3º ano. Já na quinta-feira (26), ocorre a avaliação de Matemática para o 1º e 2º anos, junto com o 4º ano. O encerramento será na sexta-feira (27), com a aplicação para o 5º ano.

Com a implementação do Avalia Chapecó, o município busca fortalecer o acompanhamento educacional e aprimorar a qualidade do ensino oferecido na rede pública.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp