
A Prefeitura de Chapecó realiza nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, uma audiência pública para apresentação e debate do Plano Plurianual (PPA) 2026/2029. O encontro acontece no auditório da Prefeitura e é aberto à participação da população.
A abertura será feita pelo assessor de gabinete Nemésio Carlos da Silva, que apresentará a parte estratégica do plano, incluindo os resultados da consulta pública — que recebeu 452 propostas da comunidade. Entre os principais temas sugeridos estão: criação de mais áreas de lazer, investimentos em iluminação pública, melhorias no atendimento aos animais e ampliação das ciclovias.
Na sequência, o contador geral do município, Roberto Zolet, abordará os aspectos contábeis e orçamentários, como o cumprimento dos percentuais constitucionais mínimos em Educação (25%) e Saúde (15%), além da projeção de receitas e despesas para os próximos quatro anos.
Após as apresentações, será aberta a palavra ao público para sugestões e contribuições. A audiência está prevista para encerrar ao meio-dia.
O PPA, conforme explicou Nemésio, é composto por uma mensagem com o panorama geral, projeto de lei e anexos com detalhamento contábil de cada ação. O documento traz estimativas de receita, despesas obrigatórias — como a folha de pagamento — e os investimentos planejados para cada programa do governo.
Entre os programas destacados estão:
- Chapecó Braços Abertos, que inclui o Mão Amiga
- Chapecó Cidadã
- Chapecó Integrada
- Chapecó do Futuro
- Chapecó Empreendedora
- Chapecó Oportunidade
- Chapecó Compartilhada
- Chapecó Responsável
Também está prevista a despesa do Legislativo Municipal.
Uma das novidades desta edição do PPA é a vinculação dos programas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo alinhamento com metas globais de sustentabilidade e desenvolvimento social. Após a audiência, o projeto de lei será encaminhado para análise da Câmara de Vereadores, que terá até quatro meses para discutir e votar o texto final.