sábado, agosto 2, 2025
InícioChapecóAgosto Lilás: Chapecó promove ações de combate à violência contra a mulher

Agosto Lilás: Chapecó promove ações de combate à violência contra a mulher

Imagem: Divulgação | Prefeitura de chapecó

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, realiza durante o mês de agosto a campanha Agosto Lilás, com foco na conscientização sobre a violência contra a mulher. A iniciativa busca divulgar a Lei Maria da Penha, fortalecer a rede de apoio às vítimas e ampliar o debate sobre os direitos das mulheres em situação de violência.

As ações serão coordenadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que organizou um cronograma especial. No dia 9 de agosto, equipes estarão em pontos estratégicos do centro da cidade, realizando a distribuição de materiais informativos:

  • Avenida Getúlio Vargas com Avenida São Pedro
  • Avenida Getúlio Vargas com Marechal Deodoro
  • Praça Central e Terminal Urbano

Além disso, estão programadas rodas de conversa nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Chapecó. As atividades acontecerão nas seguintes datas:

- Continua após o anúncio -
  • 12 de agosto, às 13h30, no CRAS São Pedro
  • 19 de agosto, às 13h45, no CRAS Seminário
  • 21 de agosto, às 14h, no CRAS Bormann

— É um período para ampliar o debate sobre o tema e divulgar os direitos das mulheres em situação de violência, além de informar sobre os serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia — destacou o secretário da Família e Proteção Social, Luciano Huning.

Atualmente, Chapecó conta com uma rede de atendimento psicossocial para mulheres em situação de violência, composta por sete CRAS, dois CREAS e uma Casa Abrigo da Mulher. Os serviços atuam na prevenção de situações de violência, fortalecimento de vínculos familiares e sociais e acolhimento em casos de vulnerabilidade.

Entre janeiro e maio de 2025, o Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da Comarca de Chapecó concedeu 482 Medidas Protetivas de Urgência. No mesmo período, foram registrados 20 feminicídios em Santa Catarina, sendo um deles em Chapecó.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp