
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, realiza durante o mês de agosto a campanha Agosto Lilás, com foco na conscientização sobre a violência contra a mulher. A iniciativa busca divulgar a Lei Maria da Penha, fortalecer a rede de apoio às vítimas e ampliar o debate sobre os direitos das mulheres em situação de violência.
As ações serão coordenadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que organizou um cronograma especial. No dia 9 de agosto, equipes estarão em pontos estratégicos do centro da cidade, realizando a distribuição de materiais informativos:
- Avenida Getúlio Vargas com Avenida São Pedro
- Avenida Getúlio Vargas com Marechal Deodoro
- Praça Central e Terminal Urbano
Além disso, estão programadas rodas de conversa nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Chapecó. As atividades acontecerão nas seguintes datas:
- 12 de agosto, às 13h30, no CRAS São Pedro
- 19 de agosto, às 13h45, no CRAS Seminário
- 21 de agosto, às 14h, no CRAS Bormann
— É um período para ampliar o debate sobre o tema e divulgar os direitos das mulheres em situação de violência, além de informar sobre os serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia — destacou o secretário da Família e Proteção Social, Luciano Huning.
Atualmente, Chapecó conta com uma rede de atendimento psicossocial para mulheres em situação de violência, composta por sete CRAS, dois CREAS e uma Casa Abrigo da Mulher. Os serviços atuam na prevenção de situações de violência, fortalecimento de vínculos familiares e sociais e acolhimento em casos de vulnerabilidade.
Entre janeiro e maio de 2025, o Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da Comarca de Chapecó concedeu 482 Medidas Protetivas de Urgência. No mesmo período, foram registrados 20 feminicídios em Santa Catarina, sendo um deles em Chapecó.