terça-feira, fevereiro 4, 2025
InícioChapecóAgentes de Saúde atenderam sete mil pessoas em mutirão contra Dengue

Agentes de Saúde atenderam sete mil pessoas em mutirão contra Dengue


Cerca de sete mil pessoas foram atendidas durante o mutirão de combate à Dengue, realizado no sábado, pela Secretaria de Saúde de Chapecó. Cerca de 40 Agentes de Combate a Endemias (ACE), da Vigilância em Saúde Ambiental, fizeram 827 visitas no bairro Maria Goretti, realizando orientação, eliminação de depósitos e tratamento.
Foram 1012 depósitos inspecionados, 135 depósitos eliminados, 40 tratamentos, 8 solicitações para tratamentos, 4 termos de adequação e uma denúncia aberta. Equipes de apoio também realizaram inspeção de 23 depósitos, tratamento em 22 locais e quatro borrifações em pontos estratégicos.


Também no sábado pela manhã cerca de 350 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), estiveram envolvidas em suas microáreas, em todos os bairros, realizando 6.997 visitas de orientação aos moradores e identificação de situações de risco para auxiliar no controle do vetor.


Ao mesmo tempo foram identificados pontos de descarte incorreto de móveis, galhos e outros volumosos, com identificação de recolhimento para o setor de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria.

- Continua após o anúncio -


Também no sábado os fiscais de Vigilância Sanitária fiscalizaram seis pontos estratégicos do município, como ferros-velhos, borracharias e autopeças, com ocorrência de focos do mosquito.


Foram 35 pontos estratégicos e 157 depósitos inspecionados. Foram eliminados 21 depósitos e assinados sete termos de adequação.


De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz Neto, as equipes da saúde com apoio de outras secretarias tem atuado constantemente na prevenção e combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. “Durante todo o ano são realizados mutirões, trabalho educativo e monitoramento dos focos. Nesse período de verão, as ações são intensificadas pois é a estação mais favorável à reprodução do mosquito. Pedimos também que a população colabore, eliminando recipientes com água parada e realizando o descarte correto dos resíduos”, disse Lenz.


O secretário informou ainda que nesta semana está sendo realizado o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti). O objetivo é ter uma identificação mais precisa sobre a situação de infestação no município, possibilitando o planejamento e direcionamento das ações.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp