O julgamento de Jairo Souza Santos Júnior, o Jairinho, e de Monique Medeiros pela morte do menino Henry Borel entrou neste domingo (31) em seu sétimo dia consecutivo e já se tornou o mais longo realizado no Estado do Rio de Janeiro desde a reforma do Código de Processo Penal, em 2008.
A marca supera o julgamento da ex-deputada Flordelis dos Santos de Souza, realizado em novembro de 2022, que havia durado sete dias até a leitura da sentença. Curiosamente, os dois casos têm em comum a participação do advogado criminalista Rodrigo Faucz, que atuou na defesa de Flordelis e atualmente integra a equipe de defesa de Jairinho.
O júri ocorre no 2º Tribunal do Júri da Capital, no Centro do Rio de Janeiro, e é conduzido pela juíza Elizabeth Machado Louro. Mesmo após uma semana de trabalhos, o processo ainda está longe da fase final.
A longa duração do julgamento é resultado de uma combinação de fatores. O processo reúne mais de duas dezenas de testemunhas, além de peritos, médicos, policiais, familiares e ex-companheiras de Jairinho. Outro elemento que contribui para a extensão dos trabalhos é a existência de duas estratégias de defesa independentes e, em alguns momentos, conflitantes entre os réus.
Ao longo dos últimos dias, os jurados ouviram investigadores responsáveis pelo inquérito, especialistas que produziram laudos sobre a morte de Henry, profissionais de saúde que participaram do atendimento da criança e testemunhas que relataram supostos episódios anteriores de agressão atribuídos ao ex-vereador.
O andamento do julgamento também foi impactado por incidentes processuais discutidos em plenário, pedidos apresentados pelas defesas e decisões judiciais relacionadas à ordem dos depoimentos e dos interrogatórios.
Ainda restam depoimentos de testemunhas de defesa, os interrogatórios dos réus e os debates finais entre acusação e defesa antes que os jurados se reúnam para votar os quesitos e definir o destino dos acusados.
A expectativa entre participantes do julgamento é de que os trabalhos se estendam por vários dias, podendo avançar por pelo menos mais uma semana antes da sentença.
Um homem escapou ileso de ser atingido por um disparo de arma de fogo após o tiro acertar o celular que ele carregava consigo. O caso foi registrado na madrugada de domingo (31), em uma loja de conveniência de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.
A ocorrência foi flagrada por câmeras de segurança e as imagens foram divulgadas pela Polícia Militar. Segundo a corporação, o autor dos disparos fugiu logo após a ação e, até o momento, não foi localizado nem identificado.
De acordo com o relato da vítima aos policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar, uma discussão teve início dentro da conveniência envolvendo uma cliente que apresentava comportamento alterado. Diante da situação, ela precisou ser retirada do estabelecimento.
Pouco tempo depois, dois homens chegaram ao local em uma motocicleta. As imagens mostram que um dos suspeitos agrediu a vítima com socos antes de efetuar os disparos contra a entrada da conveniência. Um dos tiros atingiu o celular que estava com o homem, evitando que ele fosse ferido.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 2h e realizou buscas na região, mas os suspeitos não foram encontrados. As imagens das câmeras de monitoramento devem auxiliar nas investigações para identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias do caso.