quarta-feira, agosto 27, 2025
InícioGERALViva São João: Entenda a origem das ‘Festas Juninas’

Viva São João: Entenda a origem das ‘Festas Juninas’

Neste ano, o Senado aprovou a ‘festa junina’ como manifestação da cultura nacional; saiba como a data será comemorada em Chapecó

Viva São João: Entenda a origem das ‘Festas Juninas’
Foto: Diego de Bastiani/SEDUC

Para esquentar a semana e as festividades de junho, o dia 24 traz consigo o Dia de São João. A comemoração, realizada em homenagem ao santo do Catolicismo, é reconhecida como uma manifestação da cultura nacional, com danças típicas, comidas tradicionais, fogueiras e música.

Senado aprova festa junina como manifestação da cultura nacional

O Plenário do Senado aprovou no dia 29 de março, o projeto de lei que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional (PL 943/2019). O texto já havia recebido parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), em 2020, quando o relator foi o então senador Prisco Bezerra.

Em seu parecer, Prisco afirma que é evidente a importância da Festa de São João para a população brasileira, ao mobilizar pessoas de todas as idades e ser comemorada em todos os estados.

- Continua após o anúncio -

“Diversas características nacionais, regionais e locais foram sendo incorporadas, de modo que sua realização no sul do país é diferente da que ocorre na região amazônica, não obstante a inegável presença de elementos comuns”, ressaltou Prisco.

Origens

As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício de verão — dia mais longo do ano, no mês de junho —, que indicava o início das colheitas. Ao longo do tempo, elas foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Prisco observa, em seu parecer, que essas festas estão relacionadas à cultura do campo, tanto pelo modo como as pessoas do interior a vivem, quanto pelo modo como os moradores das cidades maiores a desfrutam.

“Nas festas juninas do Nordeste, deve-se destacar, além da animação contagiante, o cultivo de preciosas tradições, como, por exemplo, a variada e deliciosa comida à base do milho. Mas, sobressaindo-se entre todas elas, está a música e a dança do forró, gênero musical que teve sua expressão maior com o eterno Luiz Gonzaga, um pernambucano que sempre esteve, ao longo de sua vida, muito próximo do Ceará”, ressaltou o ex-senador. 

Rede municipal de ensino realiza festas juninas em Chapecó

Foi dada a largada nas festividades mais esperadas do ano na Rede Municipal de Ensino: as festas juninas! Ao longo de junho e julho, as instituições estarão realizando suas atividades, na maioria dos casos, nos finais de semana.

EBMs e CEIMs se organizaram e prepararam muitas apresentações e brincadeiras para receber as famílias dos estudantes e comunidade escolar. Além de ser um momento de integração e aproximação entre família e escola, o objetivo é ampliar o repertório cultural dos estudantes e fortalecer a identidade do povo brasileiro.

No Ceim Cristo Rei, a festa Junina foi realizada no último sábado (17). As crianças participaram de ações que possibilitaram a elas conhecer um pouco sobre a origem, as danças e comidas típicas das festas caipiras. Elas ainda participaram da confecção dos adornos usados nas decorações das festas, como bandeirinhas e cordões, e conheceram um estilo musical de outra região do país, o forró. A festa contou com apresentações das 12 turmas da escola, divididas em faixas etárias.

Astrit Tozzo, Secretária de Educação explicou que “além da integração, as festas juninas e julinas são experiências que promovem uma prática pedagógica diferenciada que possibilita o trabalho de forma interdisciplinar. Devido às características próprias do São João, os estudantes se motivam e se animam a participar das atividades”.

Neste final de semana, 24 de junho, as festas serão nos seguintes locais

CEIM Universo da Criança
Local: No CEIM
Início: 09:00 – Fim: 11:00

CEIM Ciranda da Criança
Local: Centro Comunitário ao lado da EBM Jardim do Lago – Rua Paulo Pasqualli, 490 – Efapi
Início: 14:00 – Fim: 16:00

EBM São Cristóvão –
Local: Rua: Prudente de Morais, 825 D – São Cristóvão
Início: 14:00 – Fim: 17:00

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp