OUÇA AO VIVO

InícioGERALVÍDEO: Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó promove atividades do...

VÍDEO: Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó promove atividades do Outubro Rosa

Assista:

Foto: Divulgação

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó, liderada pela presidente Fátima Zanella e pela coordenadora voluntária da saúde, a enfermeira Jucimar Frigo, iniciou a campanha Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. Com 42 anos de atuação em Chapecó, a organização realiza diversas atividades ao longo do ano, oferecendo suporte e acolhimento às mulheres em tratamento oncológico.

Fátima Zanella, presidente da gestão 2023-2024, destaca a atuação da Rede Feminina, que trabalha com acolhimento, amorosidade, prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Jucimar Frigo, enfermeira e professora na Unochapecó, responde pelo setor de saúde da Rede e reforça a importância da campanha que se estende durante todo o ano, com destaque no mês de outubro.

Atividades da Rede Feminina

- Continua após o anúncio -

A Rede Feminina oferece exames preventivos gratuitos das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e organiza mutirões no segundo sábado de cada mês. Além disso, a instituição possui uma casa de apoio para mulheres e crianças em tratamento oncológico, que vêm de outras cidades a Chapecó para acompanhamento médico. Nessa casa, são oferecidas hospedagem, refeições e atividades integrativas. As atividades oferecidas na Casa de Apoio são gratuitas para os pacientes e acompanhantes internos.

Outubro Rosa 2024: Mutirões e atividades

Durante o mês de outubro, a Rede Feminina promoverá três mutirões especiais para ampliar a oferta de exames preventivos e outros cuidados:

  • 1º Mutirão: Ocorre em 5 de outubro, das 7h30 às 15h. Oferece testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, verificação de sinais vitais, além de tratamentos como hidratação facial, aromaterapia e musicoterapia. É uma oportunidade para mulheres trabalhadoras formais que não conseguem acessar os serviços de saúde durante o horário comercial.
  • 2º Mutirão: Será no dia 12 de outubro e terá um enfoque diferente, com a oferta da inserção do DIU de cobre, método contraceptivo de longa duração. Mulheres interessadas devem passar por uma consulta de enfermagem na unidade de saúde onde estão cadastradas. O mutirão é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, que fornece os insumos necessários e realiza os agendamentos.
  • 3º Mutirão: No dia 26 de outubro, com as mesmas características do primeiro mutirão, inclui também atividades recreativas para as mulheres, como camas elásticas e ações educativas. Haverá o rastreamento do câncer de colo de útero e de mama, que é a principal ênfase da campanha.

Além dos mutirões, no dia 8 de outubro, às 19h, será realizada a abertura oficial do Outubro Rosa no Salão Nobre da UNO Chapecó, com rodas de conversa e outras atividades organizadas por professores e alunos da instituição.

Estrutura reformulada e serviços

Os novos consultórios da Rede Feminina passaram por um processo de ambiência, com ambientes confortáveis e acolhedores, decoração em tons de rosa e atividades como musicoterapia e aromaterapia para proporcionar maior bem-estar às mulheres durante os exames.

A Rede Feminina reforça a importância do autocuidado durante todo o ano, destacando que o câncer não escolhe dia ou hora para se manifestar. O telefone para contato e agendamento é o (49) 3322-5634, e o Instagram oficial é @redefemininachapeco. As mulheres são convidadas a conhecer a Rede, fazer seus exames preventivos e participar das atividades oferecidas.

Assista:

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp