Vídeo: Procon autua atacado por conferir mercadorias de clientes em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Vídeo: Procon autua atacado por conferir mercadorias de clientes em Chapecó


A equipe de fiscalização do Procon Chapecó vistoriou três estabelecimentos de atacado na cidade, na quinta-feira (11). Um deles foi autuado, pois na saída – após o cliente passar pelo caixa – os funcionários do estabelecimento abordavam os clientes, pediam o cupom  e inspecionavam as compras. A prática foi denunciada por consumidores que se sentiram constrangidos.

Conforme Paulo Balancelli, coordenador do Procon de Chapecó, a prática infringe o Código de Defesa do Consumidor. O coordenador destaca que existem outras formas de realizar a fiscalização, a própria conferência no caixa é um exemplo. O  vídeo-monitoramento é outra forma de segurança. Outro exemplo, citado por Balancelli, foi encontrado em uma das redes visitadas na quinta-feira, que é uma sinaleira na porta- o equipamento apita caso alguém passe sem pagar algum produto. Segundo o coordenador a medida é permitida e também é uma forma de segurança para o estabelecimento.

O supermercado foi autuado e agora o possui um o prazo para apresentar uma defesa, com a justificativa para a realização da abordagem.  A reportagem ainda não conseguiu retorno da rede.

Orientação

Segundo Balanceli, o consumidor que se sentir constrangido não deve permitir que os funcionários façam a verificação do seu carrinho de compras. No entanto,  caso o estabelecimento insista na abordagem ,ele pode procurar o Procon e denunciar a irregularidade.