


Extracomunica.com




O espaço que compreende a oitava expansão do Pátio Shopping foi aberto na manhã desta quinta-feira, 27 de março. Antecedendo a abertura para o público, que ocorreu às 10h, foi realizado evento de apresentação para lojistas e colaboradores, autoridades, lideranças e profissionais da imprensa. Resultado de investimentos iniciados há 14 anos, com a inauguração em 5 de outubro de 2011, o shopping localizado em Chapecó foi pioneiro no seu segmento e tem passado por constantes transformações para incrementar seu mix de operações. Assim, esta nova expansão consolida a chegada de novas marcas locais, nacionais e internacionais.
Através desta ampliação, o shopping passa a oferecer novas opções de lojas, lazer e entretenimento, aumenta a variedade do mix e eleva o atendimento qualificado para público de 1,2 milhão de consumidores de 90 municípios do Oeste Catarinense, Noroeste Gaúcho e Sudoeste Paranaense. Com investimento superior a R$ 150 milhões, realizado pela King Participações, formada por empreendedores da região e o Grupo AD, o Pátio Shopping é administrado pela AD Shopping, que atua há 33 anos e gerencia 43 shopping centers em todas as regiões do Brasil, totalizando 1 milhão e 50 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) e mais de 6 mil lojas, que recebem anualmente 225 milhões de consumidores.
Ao falar na abertura, o CEO do Grupo AD, Helcio Povoa, agradeceu aos profissionais que atuaram nas obras, destacou a confiança dos lojistas e citou o papel dos investidores “que acreditam na cidade pensando em negócios e na geração de empregos”. Especificou a importância da nova expansão, com aumento da área construída, da área locável e do número de operações e disse que isso torna o Pátio Shopping um empreendimento com padrão regional. O executivo indicou, ainda, que o crescimento foi necessário porque nos últimos anos os espaços foram altamente ocupados, colocando o Pátio Shopping entre os melhores níveis de ocupação em shoppings no País, com elevada procura para a instalação de novas operações.
O prefeito João Rodrigues, por sua vez, enfatizou que Chapecó e sua população vivem um novo momento e salientou a coragem dos investidores em um shopping que atende toda a demanda e é ponto de referência na região. Argumentou que o crescimento do município é fruto da participação dos trabalhadores e dos investimentos realizados pelo setor empresarial, “o que faz a geração de riquezas”.
OS PRINCIPAIS NÚMEROS
A significativa evolução do Pátio Shopping, que amplia a experiência de consumo diferenciada, é representada por números representativos quanto ao total de operações, área construída e área bruta locável. As operações passam de 120 para 170 e entre elas estão oito lojas âncoras, seis semi-âncoras, cinco megalojas, três restaurantes e quatro salas de cinema com tecnologia 3D. Já a área construída vai de 50 mil metros quadrados para 80 mil, enquanto a área bruta locável passa de 21 mil para 30 mil metros quadrados nesta primeira fase agora entregue. No propósito de gerar novas oportunidades, o empreendimento terá mais 3 mil metros quadrados na segunda fase.
Com média de 400 mil visitantes por mês, ou 4,8 milhões por ano, o shopping pioneiro da região Oeste de Santa Catarina passa a ter mais 200 vagas de estacionamento, totalizando 1.300. Dentro do compromisso do Pátio Shopping com o desenvolvimento regional, também está sendo elevada a geração de empregos, em mais mil vagas diretas, para o total de 2,1 mil nas suas operações.
AS NOVAS MARCAS
Complementando o mix do Pátio Shopping, importantes marcas de moda estão presentes nesta expansão, entre elas a C&A, uma das maiores varejistas de moda e acessórios que atua no Brasil. De origem holandesa, se destaca pela moda acessível que proporciona, sempre alinhada às tendências e com peças de qualidade para o estilo pessoal dos clientes. Outras marcas de moda são a Ellus, Reserva, Democrata, Fórum, Anacapri e Santa Lolla; de joias a Life Vivara e a Prata Fina; de cosméticos a We Pink, e de utilidades domésticas a Por Exemplo.
Já na área de entretenimento, a Mania Games sai de 400 metros quadrados para mil metros e inclui como diferenciais carrinho bate-bate, roda gigante e duas salas para festas de aniversário. Outras marcas presentes são: Avatim (perfumaria); Made in Dubai Parfum (presentes); Ophicina (calçados); Pampili (calçados infantis); The Coffee (cafés); Milky Moo (milkshakes); Zappato (calçados e acessórios); Aurata Joalheria; Rafaelatto (sorveteria); Cia do Terno (moda masculina); Grumet Joias; Jefferson Wonderbruck (salão express); Biomundo (produtos naturais); Mitt Decor (decoração); Jáh Açaí (sobremesas); Diamond Concept (semijoias); e Toutsie (sobremesas).
AS EXPANSÕES ANTERIORES
A primeira expansão do Pátio Shopping ocorreu ainda no período inicial das obras, em 2011, para receber a segunda loja Havan em Chapecó. Já a sétima e última foi em 2024, para a instalação do restaurante Outback.
As outras expansões envolveram os seguintes espaços: segunda em 2013 (Riachuelo); terceira em 2014 (Stúdio Z); quarta em 2016 (praça de alimentação); quinta em 2017 (Smart Fit); e a sexta em 2017 (Pittol).