Informações Terra e Monet
O Talibã assumiu o comando do Afeganistão no dia 15 de agosto, após a retirada das tropas dos Estados Unidos. Além de causar terror à população, que tenta sair do país, o grupo voltou a impor a censura nos veículos de comunicação locais. Um vídeo que mostra o âncora de um jornal cercado por soldados do talibã, enquanto trabalhava viralizou e chocou o mundo (veja mais abaixo).
Nas imagens é possível identificar oito integrantes do grupo que estão fortemente armados atrás do jornalista. O profissional foi obrigado a elogiar o trabalho do Talibã. De acordo com relatos da imprensa internacional, o grupo invadiu o prédio do canal na noite de domingo (29) e exigiu que o âncora conversasse com eles. Foi realizado um debate ao vivo.
Yalda Hakim, âncora e correspondente da BBC, compartilhou o vídeo da reportagem com a legenda: “TV Afeganistão – surreal. É assim que se parece um debate político agora na TV afegã, com soldados do Talibã vigiando o apresentador.
O apresentador fala sobre o colapso do governo Ghani e diz que o Emirado Islâmico diz que o povo afegão não deve ter medo.