
Equipamentos de grande porte, que são utilizados no Lajeado São José, auxiliam o abastecimento de água em Chapecó. A informação foi repassada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), através do superintendente regional do Oeste, Daniel Scharf, . As manobras com os equipamentos iniciaram nesta quinta-feira (5).
De acordo com ele, houve uma melhora significativa no deslocamento da água às bombas após a chegada dos novos equipamentos. “Já temos um volume maior próximo às bombas, fazendo com que a gente tenha um ganho de vazão. Então é significativo o trabalho que está sendo feito agora, com esses novos equipamentos. Trará um ganho maior ao município de Chapecó.”, disse Daniel.
Casan esclarece dúvidas sobre abastecimento em Chapecó
Em vídeo, Daniel explica detalhes sobre as manobras que estão em andamento durante o período de estiagem em Chapecó. Segundo ele, devido ao rodízio no abastecimento, nem todas as unidades consumidoras terão o retorno de água logo após que é aberto o registro.
“ Ou seja, é de forma gradativa o abastecimento, ele se normalizará neste período de 12 horas. Geralmente, as unidades que se encontram mais distantes do registro de manobra terão o abastecimento normalizado por um período maior após a abertura deste registro.”, explica.
O Superintendente Regional também comentou sobre o registro de rompimentos em alguns pontos durante o período de manobras no abastecimento. Ele explica que, como há uma variação de pressão e vazão dentro das tubulações, rompimentos são possíveis no município – principalmente, em áreas de grande porte.
“Nossas equipes estão praticamente 24 horas trabalhando, tanto na recuperação do Lajeado São José, quanto nas ações de emergência no Lajeado Tigre. Aliado a isso, o pessoal de manutenção. A gente está com equipes prolongadas no decorrer do dia, para a gente atender mais rápido e com mais eficiência todos os vazamentos e demandas que podem vir com vazamentos, isso será trabalhado com uma resposta mais rápida”, diz Daniel.