
Na tarde desta sexta-feira (25), a partir das 14h, diversas atividades aconteceram no Ecoparque de Chapecó, em comemoração ao aniversário de 106 anos do município. A equipe do ClicRDC esteve no local e acompanhou a programação que contou com diversas atrações culturais e Feiras de Artesanatos, artesãos, apresentação musical, intervenção artística e diversas opções de leitura.
No evento, a gerente de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória do Município, Silvia Baggio, ressaltou que a importância desse momento, como Fundação Cultural e Prefeitura de Chapecó, é possibilitar diferentes formas de expressão, linguagens e circulação artística.
“A gente observa como a cultura tem ultimamente trabalhado para que o artista possa circular não só na parte central. Hoje estamos com ações no Ecoparque e no Jardim do lago, tudo pensando especialmente para que a própria comunidade possa usufruir da cultura”, conclui, Silvia.


A Artista Visual e Escultora, Cristilla Paula, participou da exposição pela primeira vez em Chapecó, e, ressaltou o quão importante é, esses momentos culturais e de contato com a comunidade. O trabalho exposto foi pensado especialmente para a comemoração de aniversário do município.
Com materiais extraídos de dentro do Ecoparque, como madeiras e galhos, a artista representou, por meio da pintura, que um pedacinho da cidade pode transformar-se em arte.
“É um momento de intercambio cultural, para o artista absorver a percepção da comunidade. Teve muita participação de crianças que vieram ajudar a construir as telas e foram colocando as madeirinhas, foi uma construção conjunta, um trabalho para Chapecó. Eu como artista chapecoense estou realizada em participar dessa data especial”, conclui a Cristilla.
Confira o video e conheça um pouquinho deste trabalho:

Bióloga por formação, Lindacir, é também Artesã, Ceramista e Vidreira. Ela reside em Chapecó há 30 anos e trabalha com cerâmica e vitrofusão, reaproveitamento do vidro de garrafa como atividade de sustentabilidade. Lindacir ressaltou que está extremamente feliz e lisonjeada em fazer parte da comemoração dos 106 anos de Chapecó e de poder expor seu trabalho e falar sobre a importância dele.

Confira o vídeo e saiba mais sobre como os produtos são produzidos:




A artesã, Nita Cromianski, mora no município há nove anos, e, apesar de não ser natural de Chapecó, considera-se chapecoense e sente-se parte desta história e da cidade que escolheu para viver e trabalhar com o que ama. Nita expôs trabalhos produzidos por ela, como térmicas, cuias personalizadas, bombas e demais acessórios de Kit para Chimarrão.



Quem passou pelo Ecoparque na tarde desta sexta-feira, além de conhecer o trabalho de vários artesãos e artistas, puderam tomar chimarrão e curtir música ao vivo.



Os artistas, John e Andrei, animaram o público com músicas tradicionalistas, pedidas e amadas por muitos chapecoenses.






