OUÇA AO VIVO

InícioGERALVídeo: Chapecó recebe 81 venezuelanos

Vídeo: Chapecó recebe 81 venezuelanos

Na noite desta segunda-feira (27), no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, um avião da força aérea brasileira trouxe para o Oeste Catarinense 81 venezuelanos. Eles irão trabalhar em agroindústrias da região.

A grande maioria deles já vivia no Brasil há mais de um ano, nas cidades roraimenses de Pacaraima e Boa Vista, capital do Estado. Eles são refugiados do governo de Nicolas Maduro, na Venezuela.



Em Chapecó, os 81 venezuelanos foram recepcionados pelo Exército Brasileiro em uma ação humanitária da “Operação Acolhida”, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente com refugiados de países como Haiti, Senegal e Venezuela.

- Continua após o anúncio -

As cidades de Itapiranga e Guatambu receberão os migrantes. Na próxima quarta-feira (29), mais 85 venezuelanos chegarão a Chapecó.

Trabalho

Os venezuelanos chegam a Chapecó com documentos oficiais fornecidos pelas autoridades do Brasil. Receberão treinamento e irão trabalhar nas unidades industriais da Cooperativa Central Aurora Alimentos de Chapecó e Guatambu, além da JBS de Itapiranga. Os trabalhadores venezuelanos ocuparão vagas nas áreas de produção e apoio.

O vice-presidente da Aurora Alimentos Neivor Canton expôs que os imigrantes serão treinados como qualquer outro empregado contratado, nas indústrias da Aurora Alimentos, para atividades operacionais em frigoríficos. Receberão salários e plano de benefícios como os trabalhadores brasileiros.

O visto de trabalho será renovado anualmente até conseguirem a condição definitiva de permanência.

Acolhimento

Em Chapecó, o acolhimento dessas pessoas tem o apoio das Paróquias do Centro e São Cristóvão. A Igreja está providenciando casas de aluguel para abrigá-las. A maior parte do grupo (cerca de 100) irá morar em Guatambu, outros ficarão em Chapecó e Itapiranga. Haverá ajuda financeira do exterior para pagamento dos primeiros dois meses de aluguel.

Essa ação humanitária envolve a Igreja Católica, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e a Aurora Alimentos, ao lado de outras instituições.

O migrante venezuelano Alexander Rodriguez falou com a equipe do ClicRDC, confira:

Com informações MB

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se