
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) está desempenhando um papel crucial no fomento do turismo rural em todo o estado. Uma das iniciativas promovidas é a Rota de Turismo Desbrave Chapecó. Através do programa Gestão de Negócios e Mercado, a Epagri integra e promove ações de apoio a esse setor, oferecendo políticas públicas, orientações técnicas e capacitações para empreendimentos já estabelecidos e agricultores interessados em participar dessa proposta.
Recentemente, nos dias 28 e 29 de novembro, a Epagri levou o grupo da Rota de Turismo Desbrave Chapecó e alguns parceiros de outros municípios para uma viagem técnica em Itapiranga. Durante a visita, os participantes exploraram seis empreendimentos turísticos locais: Recanto Goergen, Sítio Vivenda Verde, Observatório Uruguai, Recanto Sete Lagoas, Sabores da Roça Agroturismo e Stoffel Turismo Rural.
A extensionista social da Epagri em Itapiranga, Alésia Inês Lauschner, acompanhou a visita. Os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer as histórias por trás desses empreendimentos, experimentar comidas típicas da região e vivenciar um pouco da realidade do turismo rural.
Daniele Januzzi, do Regalos do Interior, em Lageado Grande, compartilhou sua experiência durante a visita técnica, destacando a observação detalhada dos empreendimentos e o valioso relacionamento entre entidades e empreendimentos turísticos. “Não há viagem em que não saímos melhores do que entramos”, comemorou a agricultora.
Nelton Mezalira, do Recanto dos Pinhais, expressou sua gratidão pela iniciativa e apoio dos órgãos envolvidos na formação do grupo para a visita técnica. Ele enfatizou que o aprendizado sobre a organização nas propriedades enaltece o agroturismo.
Josefina N. de Carvalho, extensionista social da Epagri em Chapecó e uma das organizadoras da viagem, ressaltou a empolgação dos anfitriões ao compartilhar suas histórias e paixão por seus empreendimentos. “Isso motivou nosso grupo pela possibilidade de trocas de experiências, aprendizado e conhecimentos”, disse ela. Josefina também destacou que o grupo de visitantes sugeriu a realização de mais visitas técnicas de turismo rural e se comprometeu a incentivar outros empreendimentos a participar.
A viagem técnica recebeu apoio financeiro e institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).