
O vereador de Chapecó (SC), Cleber Fossá (MDB) apresentou uma Moção de Apelo solicitando ao Ministério de Portos e Aeroportos, extensiva a senadores e deputados federais por SC, para que empreguem esforços para viabilizar a instalação do sistema ILS (Instrument Landing System) no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso (SBCH). Sistema de Pouso por Instrumentos é a tecnologia que permite operações com maior precisão e segurança em condições adversas de visibilidade.
ILS é um procedimento consagrado mundialmente e reconhecido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O Sistema confere precisão lateral e vertical ao procedimento de aproximação para pouso, reduzindo os mínimos operacionais exigidos para pousos seguros, promovendo maior regularidade de voos, inclusive nas operações noturnas ou ainda sob meteorologia degradada, como fortes neblinas.
Para Fossá, a presença desse sistema aumenta o nível de segurança operacional do aeroporto, contribuindo diretamente para evitar manobras arriscadas ou deslocamentos para aeroportos alternativos distantes, além de alinhá-lo às exigências técnicas internacionais para a categoria mínima de aproximação por instrumentos. O vereador ressaltou que o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) vem realizando tratativas com o ministro Sílvio Costa Filho sobre o assunto.
“Frequentes cancelamentos de voos no aeroporto de Chapecó, causados por nevoeiros, baixa visibilidade e outras condições climáticas adversas, têm prejudicado a conectividade da região, gerando desconforto e perdas a empreendedores, a investidores, a profissionais liberais, além de estudantes e autoridades públicas, que dependem da aviação como meio de deslocamento. O SBCH exerce papel estratégico como a porta de entrada e saída aérea do Oeste”, disse Fossá.
Importância para a região
O parlamentar disse que o SBCH abrange mais de 250 municípios de regiões vizinhas, incluindo Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, e que precisa ampliar sua infraestrutura. “Chapecó é polo nacional do agronegócio, com concentração de agroindústrias, de frigoríficos e cooperativas, além da crescente estrutura de universidade, rede hoteleira, eventos técnicos, acadêmicos e culturais, além da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial (EFAPI)”.
Fossá afirmou que Chapecó se prepara também para novos atrativos de grande porte, como o futuro autódromo internacional, mais o forte crescimento do ecoturismo e do turismo náutico, situações que ampliarão ainda mais a demanda por voos regulares, executivos e operacionais, tornando urgente o aprimoramento da infraestrutura aeronáutica. “Serão investimentos com retorno garantido em segurança naquele local, preservando principalmente a vida”, destacou.
Recentemente, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso recebeu a homologação na cabeceira 29 do sistema Precision Approach Path Indicator (PAPI), antes homologado somente na cabeceira 11. O PAPI é um sistema fundamental para reduzir os índices dos cancelamentos de voos causados pelas condições meteorológicas desfavoráveis. Fossá citou a importância da instalação do PAPI para ampliar a capacidade operacional do aeródromo, especialmente com condições adversas.