
Na tarde desta quarta-feira (10), o presidente da Associação Chapecoense de Futebol, Alex Boff Passos, foi reconhecido pela Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó por seu comprometimento e envolvimento na recuperação financeira do clube. A proposta, apresentada pelo vereador Cleiton Cesar Agnoletto (PP), foi aprovada pelo plenário ainda no mês de agosto.
Na ocasião, foi narrada a trajetória de Alex, desde seu nascimento em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, no ano de 1969 até sua eleição para presidente da Chapecoense em 2023. Clube que vive um bom momento dentro de campo na Série B do Campeonato Brasileiro – onde ocupa uma vaga no G4 há quase 10 rodadas – e também fora dele, já que na última terça-feira (09) concluiu oficialmente o processo de Recuperação Judicial, iniciado em 2021, sob responsabilidade da diretoria eleita, incluindo Alex Passos. A partir de agora, o clube passa a administrar suas finanças sem a supervisão do Judiciário após cumprir todas as etapas do plano aprovado por credores e homologado pela justiça.
Para Cleiton Cesar, Vereador autor da moção, recuperar a Chapecoense significa desenvolvimento econômico para o município. “O trabalho do Alex com toda a sua diretoria, capitaniada por ele, sem sombra de dúvidas foi de êxito total”. Cesar ressalta que os momentos difíceis dos últimos anos se tornarão menos complicados a partir de hoje.
Homenageado, Alex disse que o trabalho é feito há quatro anos por uma grande equipe, incluindo ex-presidentes e colaboradores, para que “fosse possível se fazer futebol”. A Chapecoense se tornou o primeiro clube do futebol brasileiro a concluir o processo de Recuperação Judicial, também o pioneiro ao ingressar com o pedido. Na hora da entrega da moção, o presidente fez questão de quebrar o protocolo para dividir o reconhecimento com Nei Maidana (ex-presidente), Gelson Dalla Costa (ex-presidete do conselho deliberativo), Izair Gambatto (presidente de honra) e Jayme Bordignon (vice-presidente administrativo e financeiro), colegas que segundo ele, também são responsáveis pelo momento vivenciado hoje. Em seu pronunciamento, incluiu diversos rostos presentes no plenário, estendendo os aplausos à colaboradores do Clube.
Estiveram presentes na ocasião para prestigiar o momento o presidente do conselho deliberativo Ari Roman, o coordenador técnico Rafael Lima, o diretor executivo de futebol, João Maringá, além de colaboradores do administrativo e membros do departamento de futebol. Do Grupo Condá de Comunicação, o Doutor Alfredo Lang, sua esposa Clara Lang, a diretora do Grupo e também esposa de Alex, Luciana Lang e a diretora Raquel Lang. Colaboradores do grupo e familiares de Alex também marcaram presença.


Trajetória
Delegado de Polícia aposentado, empresário do ramo de comunicações e transporte aéreo, além de Presidente da Associação Chapecoense de Futebol, Alex Boff Passos é casado com a advogada e empresária Luciana Lang Passos e pai de dois filhos, Guilherme e Rafael.
Iniciou sua atuação profissional como bancário no banco Bradesco de São José/SC em 1987, também no município trabalhou no ramo de peças para para equipamentos na empresa Ekipel Ltda. De 1988 a 1990 trabalhou na empresa Mangpeças Ltda, em seguinda, na Radiodifusão Índio Condá Ltda como gerente, até o ano de 1992. Em 1993, após concluir a graduação em Direito, prestou concurso para a Polícia Civil para o cargo de Delegado de Polícia e em 1994 ingressou na carreira de Delegado de Polícia do Estado de Santa Catarina e passou a atuar na Primeira Delegacia de Polícia de Chapecó; de 1996 a 1998 na Delegacia da Comarca de Xaxim e, em 1999 foi nomeado Delegado Regional de Chapecó, onde atuou até 2001. Foi promovido por merecimento para a Comarca de Coronel Freitas como Delegado de Primeira Entrância, em seguida para Comarca de Xaxim Segunda Entrância e por último para Comarca de Porto União. Contudo, como foi designado para a Delegacia de Polícia da Comarca de Chapecó, onde permaneceu até a sua aposentadoria no ano de 2018.
Após sua aposentadoria, assumiu a direção da Rádio Sonora FM, da qual é sócio. Passou a integrar a direção do Grupo Condá de Comunicação. Assumiu também a empresa Guiar Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo.
Em 2006 começou a participar do Rotary Club de Chapecó Oeste. Foi presidente da Comunidade Luterana de Chapecó nos anos 2017/2018 e vice-presidente nos anos 1995/1996, e 2019/2020, vice-presidente do Jeep Clube Chapecó nos anos 1999/2000 e é presidente do Clube de Imprensa de Chapecó, desde 2021. Foi filiado ao Partido Progressista de Chapecó, tendo sido, secretário do partido nos anos 1999 a 2001. Participou ainda como membro de grupos esportivos, do Grupo Conda do Asfalto, do grupo de motos Chapecó Moto Adventure e do Clube de voo Livre de Chapecó.
Sua história com a Associação Chapecoense de Futebol não é de hoje. Em 1996 foi vice-presidente de Marketing da Associação Chapecoense de Futebol, em 2015 fez parte do Conselho Fiscal da ACF, em 2021 novamente Vice-Presidente, desta vez Administrativo e Financeiro e atualmente é o Presidente da Associação Chapecoense de Futebol.
E junto com a diretoria eleita em 2021, foi o responsável pela realização da Recuperação Judicial, a primeira em um clube de futebol no Brasil, por liderar a negociação junto a Liga Futebol Forte União, onde a Chapecoense foi um dos clubes fundadores, idealizador e está à frente da criação do Museu da Chape, atualmente participa da diretoria da Associação de Clubes de Santa Catarina no conselho fiscal e integra o grupo de Estudos da Confederação Brasileira de Futebol, sobre a criação do fairplay financeiro para o futebol nacional.
Confira o vídeo