OUÇA AO VIVO

InícioGERALTJ julga como inconstitucional lei de SC que fixa prazo máximo para...

TJ julga como inconstitucional lei de SC que fixa prazo máximo para suspensão de CNH

Informações G1

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) julgou inconstitucional a lei que determina que o Departamento Estadual do Trânsito (Detran) instaure o processo administrativo da suspensão do direito de dirigir no prazo de até 31 de dezembro do ano em que ocorrerem as notificações das infrações. Para os desembargadores, o Estado não pode legislar sobre matérias de trânsito, isso cabe somente à União.

O Detran informou os processos que foram julgados baseados na lei estadual serão revistos. Também disse que a decisão judicial não altera o andamento dos processos já instaurados ou aqueles que virão a ser. A Procuradoria Geral do Estado não informou se vai recorrer.

- Continua após o anúncio -

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade da suspensão do direito de dirigir é imposta quando o motorista atinge 20 pontos na carteira de habilitação no período de 12 meses ou por alguma infração cuja pena seja especificamente a suspensão.

Com a lei, o Detran era obrigado a realizar a notificação de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no ano em que a pessoa acumula 20 pontos na carteira.

A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e sancionada em dezembro de 2017 pelo então governador Raimundo Colombo (PSD).

Segundo lei federal, hoje o Detran tem um prazo de até cinco anos pra fazer a abertura do processo de suspensão das carteiras.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se