Três mil pessoas desfilaram durante duas horas, neste sábado (7), pela avenida Getúlio Vargas, em Chapecó (SC). Elas representaram 30 agremiações, entre elas a Banda do Programa Viver, representantes das 84 instituições de ensino do município, divididos em cinco núcleos, escolas estaduais, escolas particulares, representantes das universidades, dos escoteiros e das forças de segurança, sendo que neste ano, participaram também a Patromoria da Capitania dos Portos de Santa Catarina (Marinha) e o 4º Regimento de Cavalaria Mecanizada (Exército).
O prefeito João Rodrigues saudou os presentes e destacou a importância do desfile de Sete de Setembro para celebrar a luta pela liberdade do país, que precisa ser mantida viva.
O estudante Davi Imlau, da escola Severiano Rolim de Moura, deu início ao desfile dando as boas-vindas a todos. Estevão Soares, de apenas dois anos, estuda no CEIM Juninho e desfilou com o irmão Henrique, de sete anos, e a mãe, que é professora no Centro Infantil.
Eles levaram alfaces que foram cultivadas na horta comunitária da unidade escolar, valorizando a alimentação saudável e envolvendo os alunos e suas famílias no projeto.
Os valores da família, da paz e o respeito também foram destacados no desfile das escolas municipais.
Cerca de sete mil pessoas foram assistir as homagens à Pátria. Entre elas o aposentado Euclides Veloso, que chegou meia hora antes do desfile, com uma cadeira, para garantir um bom lugar.
“Vim com a família para assistir o meu neto Pedro Augusto, de nove anos, que desfilou pela escola Rui Barbosa. Penso que importante esse incentivo para a valorização da nossa Pátria”, disse Veloso.
O desfile foi organizado pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Educação. A secretária da pasta, Daniela Moratelli Cunha, esteve presente no palanque oficial, juntamente com o secretário de Governo, Adair Niederle, o Diretor de Segurança Pública, Roger Lima, o comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Stobe e a primeira dama Fabiana Matte Rodrigues. A vereadora Sueli Suttili representou o Legislativo. Também estiveram presente a coordenadora regional de Educação, Jaqueline Weiler Brock, o comandante da 4ª Região de Polícia Militar de Fronteira, Coronel Jorge Luiz Haack, o chefe do Estado Maior da 4ªRPM, tenente-coronel Evandro Vieira, a comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, tenente-coronel Andréia Cristina Fergitz, o comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Maico Francisco de Alcântara, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Major Rafael Antônio da Silva, o representante do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada, primeiro-tenente Leonardo Pagno, o representante da Patromoria da Capitania dos Portos, subtenente Marcos Álvaro, o comandante do 25º posto da Polícia Militar Rodoviária de Chapecó, Felipe Andreta Flores, o delegado do SAER e representante da Polícia Civil, Albert Silveira, o superintendente da Polícia Científica, Felipe Salata Braga, e o superintendente regional da Polícia Penal, Guimorvan Boita.
O encerramento da Semana da Pátria ocorrerá às 17h de sábado, com a hora da Independência, na qual haverá pronunciamento das autoridades e será cantado o hino da Independência.