OUÇA AO VIVO

InícioGERALSecretaria de Saúde de Chapecó disponibiliza mapa da dengue para orientação

Secretaria de Saúde de Chapecó disponibiliza mapa da dengue para orientação

Esse recurso visual indica áreas com maior incidência da doença

Foto: Pref. de Chapecó

Chapecó, Santa Catarina – Diante do aumento dos casos de Dengue na cidade, a Secretaria de Saúde de Chapecó lançou um mapa de calor acessível ao público, disponível a partir desta quinta-feira no site oficial da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br). Esse recurso visual indica áreas com maior incidência da doença, visando informar e orientar a população sobre os pontos críticos e a necessidade de redobrar os cuidados.

Segundo o secretário de Saúde, João Lenz, o mapa, que já era utilizado pela Administração Municipal para direcionar as ações de combate à Dengue, agora está disponível para todos. Ele explicou que os pontos em vermelho destacam as regiões mais afetadas, incluindo o bairro Santo Antônio e partes do Saic, Jardim Itália e Quedas do Palmital.

“O mapa de calor reflete a incidência da doença nos últimos 20 dias, período de viremia. É uma ferramenta dinâmica que estaremos disponibilizando temporariamente, até que o número de casos diminua, o que esperamos que ocorra dentro de um mês”, afirmou Lenz.

- Continua após o anúncio -

Nas áreas de maior incidência, foram intensificados os mutirões de visitas e orientações. A Vigilância em Saúde Ambiental, que conta com 80 Agentes de Combate a Endemias, recebeu o reforço de acadêmicos das universidades locais para ajudar no monitoramento dos pacientes, contribuindo para a redução do número de óbitos, que até o momento foi de apenas um em 2024.

Além disso, a abertura do Ambulatório Dengue/Covid em março proporcionou atendimento durante toda a semana, com horários estendidos até às 22h, inclusive aos sábados e domingos, para crianças e adultos.

Rodrigo Momoli, gerente de Vigilância em Saúde, destacou que para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, estão sendo utilizados inseticidas, bem como dois drones: um para identificar possíveis criadouros em locais de difícil acesso e outro para aplicar biolarvicida.

Segundo o último boletim divulgado na segunda-feira, Chapecó registra 2,5 mil casos da doença e 866 focos do mosquito. A disponibilização do mapa da Dengue visa engajar a comunidade na prevenção e no combate ao vetor, reforçando a importância da colaboração de todos para controlar a propagação da doença na região.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se